- Publicidade -
15.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Caiapós e congadeiros se encontram em tradicional evento da Festa de São Benedito

- Publicidade -

 

foto divulgação

A Fonte dos Amores foi novamente o cenário da tradicional Retirada dos Caiapós da Mata, na tarde desta quinta-feira, 11 de maio, Dia Municipal do Caiapó em Poços de Caldas. O encontro de estranhamento – que logo se transforma em congraçamento – simboliza a retirada dos indígenas caiapós da mata pelos negros devotos de São Benedito.

- Publicidade -

Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós com os ternos de Congo. O potente e simbólico encontro entre negros e indígenas compõe a tríade da programação cultural da Festa de São Benedito. “Com muita fé, vamos dar início à cerimônia de retirada dos caiapós do mato”, destacou Ailton Santana (mestre Bucha), figura central da representação. O público lotou os caminhos da Fonte dos Amores para acompanhar a retirada.

“Sem dúvida, é um dos momentos mais emocionantes da programação cultural da Festa de São Benedito. Desde o ano passado, nesta data é celebrado também o Dia Municipal do Caiapó, para valorizar esta manifestação tão importante para a cultura tradicional de Poços de Caldas, reverenciando Seu Pedro Caiapó”, ressaltou a diretora de Políticas Culturais Marianna Carvalho.

- Publicidade -
foto divulgação

De acordo com o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, os Congos com seus tambores e demais instrumentos vão buscar os Caiapós que estão previamente escondidos na mata e levam-nos até a imagem de São Benedito”.

A história representada relembra o momento em que os negros, em retribuição à acolhida dos indígenas durante suas fugas, vão até a mata para convidá-los para a Festa de São Benedito. A celebração é um dos momentos mais emocionantes e significativos da programação cultural da Festa de São Benedito. Após a “retirada”, os Caiapós e os Ternos de Congos percorreram as ruas da cidade até a Igreja de São Benedito.

foto divulgação



- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!