- Publicidade -
8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Abertura da capela de Santa Cruz dá início à programação cultural da Festa de São Benedito

- Publicidade -
Abertura da capela de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito
Divulgação

Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa Cruz, bairro dos Funcionários, acontece nesta sexta-feira (3), às 19h.
Os Ternos de Congos farão a cerimônia de abertura com a tradicional bênção dos mastros, seguindo em cortejo até a igreja de São Benedito, onde os mastros haverá hasteamento deles.

Cortejo

Tradicionalmente, as Congadas fazem suas orações na capelinha de Santa Cruz, de onde saem os mastros. Dessa maneira, cada Terno de Congo canta uma música e faz a sua oração, suas preces e agradecimentos. Na sequência, os congadeiros seguem em cortejo, passando pela igreja matriz para buscar a imagem de Nossa Senhora do Rosário, seguindo para a Capela de São Benedito.
Tradição de fé, especialmente em Minas Gerais, o Dia de Santa Cruz remonta à data em que a Cruz de Cristo teria sido encontrada. Em diversos municípios mineiros, portanto, a herança cultural de enfeitar as cruzes permanece, especialmente nas cidades históricas.

- Publicidade -

A capela

No ano de 1895, Fernandes José Lopes pediu autorização para construir uma igreja dedicada à Santa Cruz no morro onde, tradicionalmente, havia peregrinações religiosas. Assim, a edificação seguiu uma tradição mineira e marcou o início de uma das mais significativas festas religiosas do município: a Festa de Santa Cruz, celebrada a 3 de maio pela Igreja Católica, mais tarde integrada à tradicional Festa de São Benedito.

Outras notícias




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!