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Carnaval deverá movimentar R$ 8,18 bilhões no Turismo nacional

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Após três anos, volume de receitas deverá se aproximar do nível pré-pandemia, gerando de 24,6 mil vagas temporárias (foto divulgação)

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o carnaval de 2023 deverá movimentar R$ 8,18 bilhões em receitas. Confirmada essa expectativa, as atividades econômicas tradicionalmente envolvidas com o principal evento do setor turístico alcançariam um volume financeiro 26,9% maior que ano passado. Contudo, apesar do fim das restrições à circulação de turistas, impostas nos dois últimos anos, o volume de receitas com o evento em 2023 ainda deverá ficar 3,3% aquém do volume registrado em 2020.

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“Natal do turismo”

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O carnaval é considerado o “Natal do turismo” brasileiro. Nesse sentido, as atividades que o compõem foram severamente impactadas desde a decretação da crise sanitária em meados de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para o principal evento do calendário turístico brasileiro, as medidas restritivas significaram o cancelamento do carnaval em diversas regiões do país nos dois últimos anos. Assim, em 2021, houve queda de 43% no volume de receitas ante o último carnaval “normal”. No ano seguinte, apesar da reação, a movimentação financeira ainda esteve 24% abaixo da registrada em 2020. Outro termômetro importante do nível de atividade do turismo, a entrada de turistas estrangeiros nos meses de fevereiro, que totalizava 672 mil em 2020, em 2022, havia sido de 254,2 mil e 36,1 mil, em 2021, de acordo com dados da Polícia Federal.

 

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Obstáculo

Neste ano, no entanto, o principal obstáculo ao restabelecimento das receitas ao nível pré-pandemia deriva das condições econômicas menos favoráveis, tais como significativos reajustes de preços, juros e comprometimento da renda mais elevados. De acordo com o IPCA, nos últimos doze meses encerrados em dezembro, o preço das passagens aéreas acumulou alta média de 23,53% ante 2021. De forma semelhante, outros serviços mais demandados nesta época do ano, como hospedagens (+18,21%) e pacotes turísticos (+17,16%), também acusam ritmos de reajustes significativamente acima da variação do nível geral de preços (+5,79%). Frequentemente consumidos mediante parcelamento, a demanda por esses serviços esbarra nas condições atualmente menos favoráveis de crédito. A taxa média de juros dos empréstimos e financiamentos livremente obtidos por pessoas físicas atingiu 59,0% ao ano – maior patamar desde agosto de 2017 (62,3% a.a.). Esse fenômeno, aliado ao grau de endividamento historicamente elevado dos consumidores nos últimos meses, certamente se configura como um empecilho à expansão de gastos com lazer

 

Destaque

Do ponto de vista da geração de receitas, o destaque será o segmento de bares e restaurantes (com movimentação esperada de R$ 3,63 bilhões), seguido pelas empresas de transporte de passageiros (R$ 2,35 bilhões) e pelos serviços de hospedagem em hotéis e pousadas (R$ 0,89 bilhão), cuja receita é parcialmente realizada de forma antecipada. Juntos, estes três segmentos responderão por quase 84% de toda a receita gerada durante o maior feriado do calendário nacional.

 

Vagas temporárias

A demanda por serviços turísticos deverá implicar na oferta de 24,6 mil vagas temporárias voltadas para o carnaval de 2023. Cozinheiros (4,40 mil), auxiliares de cozinha (3,45 mil) e profissionais de limpeza (2,21 mil) devem ser as profissões mais demandadas neste ano. A maior quantidade de vagas temporárias durante o carnaval ocorreu em 2014, quando a proximidade do evento (em março daquele ano) com o Mundial de Futebol (em junho) estimulou a contratação de um contingente significativamente elevado de vagas.

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