- Publicidade -
25.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

RETROSPECTIVA | Veja 10 boas notícias que marcaram 2018

- Publicidade -

Queremos fechar o ano com boas vibrações! Por isso, vamos lembrar as melhores notícias que passaram por aqui. Confira 10 reportagens positivas feitas pelo Poços Já em 2018.

Poços é a 5ª melhor cidade em ranking de jovens vulneráveis à violência, diz Unesco

02/01/2018

- Publicidade -
Poços é a cidade mineira com o melhor índice

O ano começou bem aqui no Poços Já! Logo no segundo dia de 2018 publicamos essa notícia surpreendente. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Poços de Caldas está entre as dez cidades brasileiras, com mais de 100 mil habitantes, com melhores resultados quanto à vulnerabilidade de jovens.

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil considera dados como frequência escolar, escolaridade, inserção no mercado de trabalho, taxa de mortalidade por homicídios e por acidentes de trânsito, entre a população de 15 a 29 anos. Com nota 0,204, Poços ainda ficou em primeiro lugar no estado de Minas Gerais.

- Publicidade -

Empresas do Distrito Industrial reformam creches municipais

26/02/2018
Obras do Cei Milo Carli Mantovani começaram em fevereiro (foto: Tatiana Espósito/Poços Já)
Neste ano, muitas empresas que se instalaram na cidade tiveram como contrapartida importantes ações sociais. Após receber o terreno doado pela prefeitura, realizaram obras em creches municipais, de acordo com solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, liderada pelo vice-prefeito Flávio Faria (Rede).
A reportagem publicada em fevereiro destacou a nova cozinha do Centro Educacional Infantil Milo Carli Mantovani, na Vila Cruz. Antes as refeições eram preparadas em um espaço precário, cheio de limitações estruturais.

Educafro consegue espaço para atividades de 2018

13/3/2018

Curso funcionava na UEMG (foto: divulgação)

Foram meses de incertezas. O curso pré-vestibular gratuito Educafro, que funciona em Poços há 13 anos, ficou sem espaço para as aulas. Após a mudança de sede da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), foi preciso encontrar um novo espaço.

- Publicidade -

Com campanha na imprensa local e esforço dos coordenadores e professores, o Instituto Federal de Minas Gerais, que tem campus no Jardim Esperança, ofereceu ajuda. A nova sede ainda tem toda a estrutura à disposição, como a biblioteca e equipamentos.

Veterinária cria ONG para ajudar mulheres vítimas de violência

05/06/2018

 

ONG foi criada em junho (foto: divulgação)

Da tragédia surgiu uma bela iniciativa. A jovem poços-caldense Carol Sanches, de 34 anos, foi espancada até a morte, dia 17 de maio, pelo ex-companheiro Tiago Oliveira. Comovida pela morte da amiga, a veterinária Aline Ambrogi criou a ONG Núcleo de Apoio à Mulher Carol Sanches.

O objetivo é que histórias como essa não se repitam e que o apoio e a informação possam salvar vidas. Para entrar em contato, é só acessar a página da ONG no Facebook.

AGILIDADE | Fórum de Poços implanta sistema que reduz burocracia

30/07/2018

Fórum fica na rua Pernambuco (foto: Poços Já)

A implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) ajuda a combater uma grande inimiga do brasileiro: a burocracia! O sistema, implantado pelo Fórum local no final de julho, integra o trabalho do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, estabelecimentos prisionais e das polícias. Assim, o andamento dos processos passou a ter mais agilidade, praticidade, economia e segurança.

Mulher prova que a cura pode vir pelo amor ao esporte

30/08/2018

Carina com o grupo “As Marias” (foto: divulgação)

A relação entre esporte e saúde nunca foi tão forte como nesta reportagem. A odontopediatra e atleta Carina Lujan foi diagnosticada em abril deste ano com câncer de mama. Ao invés de se abater, ela encontrou na atividade física, além dos amigos e família, uma arma contra a doença.

A turma “As Marias”, com três caminhadas semanais, tornou-se uma forma de terapia, incentivo e apoio entre todas do grupo, mas principalmente para Carina. As caminhadas fazem parte do projeto Manhã pela Vida e, segundo Carina, são “uma fonte de energia maravilhosa”.

Festa Uai volta a ser realizada em Poços

02/08/2018

Festa Uai foi realizada no Parque José Affonso Junqueira (foto: divulgação)

Boa notícia para a cultura! A tradicional Festa Uai, que não foi realizada em 2017, voltou ao calendário da cidade em 2018. O evento aconteceu de 22 a 26 de agosto, no Parque José Affonso Junqueira.

A festa retomou o formato original, inclusive o local onde foram realizadas edições antigas. Teve comida típica, música caipira e apresentações folclóricas, em grandes homenagens à cultura mineira.

BIBLIOARTE LAB | Conheça o projeto de Poços que é finalista no Prêmio Jabuti

17/10/2018

Estudantes durante laboratório Booktuber (foto: divulgação)

O projeto Biblioarte Lab, de Poços de Caldas, concorreu ao Prêmio Jabuti 2018 na categoria Inovação em Formação de Leitores. A iniciativa busca incentivar a leitura transformando o espaço da Biblioteca Centenário em um grande laboratório literário.

O Biblioarte começou em 2016 e desde então já atendeu a cerca de 950 adolescentes entre 11 e 17 anos. São desenvolvidas as oficinas e laboratórios criativos que buscam ampliar a capacidade de expressão e de participação social dos jovens e adolescentes.

Campanha entrega 165 lenços para pacientes da Unacon

15/11/2018

Voluntária realizou oficina de turbante (foto: divulgação)

O ano foi cheio de campanhas de solidariedade. Diversos grupos se organizaram e fizeram suas partes para uma sociedade melhor. Neste aspecto, destacamos a arrecadação de lenços para pacientes da Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa.

Foram entregues 165 lenços em um evento que teve música e oficina de turbante, além de muito carinho. A campanha foi organizada pela coordenação do Balneário dr. Mário Mourão em conjunto com unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e a Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos de Poços de Caldas (Coopoços).

Delegado de Poços está entre os melhores do Brasil

21/12/2018

Resultado foi definido em dezembro (foto: divulgação)

O delegado Cleyson Rodrigo Brene, da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e Delegacia de Inteligência de Poços de Caldas, é destaque nacional. Ele foi nomeado um dos melhores delegados do Brasil, pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social, na categoria jurídica.

Para chegar ao resultado foram consultados centenas de milhares de usuários e colaboradores que visitam o portal e suas redes sociais. A metodologia incidiu em estudos nas mídias sociais, apontamentos de URLs, reputação, repercussão e resultados satisfatórios de serviços, votos coletivos, histórico de atividades positivas, produções funcionais, habilitações e qualificações oriundas de análises curriculares.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!