- Publicidade -
15.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Defesa Civil registra mais de 100 casos relacionados com as chuvas em Poços

- Publicidade -
Chuva em Poços de Caldas causou deslizamentos, entre outros problemas (foto: Bombeiros)

Um requerimento do vereador Silvio de Assis (MDB), de 2 de março, respondido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, mostra informações sobre a atuação do município nas ocorrências causadas pelas fortes chuvas em Poços nos últimos meses.

A Secretaria observa que apesar da grande quantidade de chuva que caiu e continua acontecendo na cidade, os estragos foram pequenos em relação a outros municípios da região e do país.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

“Até o presente momento, nove residências foram interditadas, sendo que apenas três permanecem. A Defesa Civil Municipal, até a presente data, realizou 103 relatórios de diferentes naturezas, sendo 18 relacionados a deslizamentos de terra, 16 relacionados a enchentes, nove famílias desalojadas (não necessita de abrigo provido pelo Governo) e nenhuma família desabrigada”, diz o documento de resposta.

O vereador ainda questionou se existe algum estudo para o aumento do contingente da Defesa Civil em nosso município. De acordo com os esclarecimentos oficiais, a Defesa Civil Municipal conta com um assessor e um veículo S-10. “Porém quando ocorrem desastres em nosso município, todo o efetivo público municipal fica à disposição da Defesa Civil para realização de ações a fim de mitigar riscos para a população, principalmente agentes de trânsito, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas e Secretaria Municipal de Serviços Públicos.”

- Publicidade -

Sobre a questão das medidas tomadas pelo Poder Executivo acerca dos problemas provocados pelas chuvas, a resposta foi que as Secretarias Municipais de Projetos e Obras Públicas e de Serviços Públicos realizam intervenções necessárias nos ribeirões que passam pela cidade, como desassoreamento e instalação de gabiões, bem como realiza limpeza de galerias e bueiros de maneira contínua. “Frequentemente, os locais dessas ações são indicados pela Defesa Civil Municipal, bem como instalou-se pluviômetros e estações hidrológicas para abastecer o banco de dados, com o intuito de conhecer a dinâmica das chuvas que atingem Poços de Caldas. Vale ressaltar que a população também pode contribuir não jogando lixo nas ruas, rios e bueiros, bem como a não construção de moradias irregulares em locais de riscos.” Ainda foi informado que a Secretaria de Obras Públicas faz manutenções e limpezas de todo o sistema de macrodrenagem do município, incluindo as galerias que são limpas com caminhões de hidrojateamento.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!