- Publicidade -
16.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços vai receber o Campeonato Sul-Americano de Cross Country

- Publicidade -
Delegação brasileira está confirmada para estar em Poços (Foto Wagner Carmo-CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a delegação brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que será realizado dia 22 de janeiro, domingo próximo, no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, zona sul de Poços de Caldas, a partir das 8h, com os 10 km adulto masculino. A última prova, o revezamento 4×2.000 m adulto começa às 12h35.

A competição será aberta ao público, não havendo necessidade de apresentação de ingresso. E também será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube da CBAt.

- Publicidade -

O Sul-Americano de Poços de Caldas servirá como qualificação para todos os atletas do continente para o Campeonato Mundial de Cross Country, marcado para 18 de fevereiro, em Bathurst, na Austrália. Serão convocados os atletas campeões sul-americanos nas provas individuais do adulto e sub-20, desde que sejam cumpridos os requisitos da World Athletics.

O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos será o chefe de equipe, Fernando dos Reis o delegado técnico da CBAt e Adauto Domingues foi nomeado como treinador chefe da seleção brasileira.

Mineira no Sul-Americano

A mineira de Ubá Jéssica Ladeira Soares (Fecam/Assercam-PR) será uma das atrações do Campeonato Sul-Americano de Cross Country em Poços de Caldas. Ela disputará os 10 km adulto e o revezamento 4×2.000 m misto – é a única integrante da seleção brasileira convocada para duas provas.

“Estou bem preparada e quero fazer uma grande prova e representar bem o Brasil. Se Deus quiser o objetivo é conquistar uma medalha e a vaga para o Mundial de Cross”, disse, referindo-se à competição marcada para dia 18 de fevereiro, em Bathurst, na Austrália.

Campeã dos 10 km adulto e medalha de prata na seletiva para o 4×2.000 m da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputada dia 11 de dezembro, na cidade de Bragança Paulista (SP), Jéssica terminou em oitavo lugar na tradicional Corrida de São Silvestre, no último dia de 2022, em São Paulo.

Depois disso, manteve seu ritmo de treinamento na cidade de Ubá (MG). “Quero me concentrar totalmente no Sul-Americano e por isso estou treinando forte”, disse a atleta que se prepara em estrada de terra como muitas subidas e descidas. Ela é orientada pelo técnico Adauto Domingues, que será o treinador chefe em Poços de Caldas.

“O objetivo na Copa Brasil era me classificar nas duas provas e graça a Deus foi obtido. Acredito que o revezamento será uma prova linda e de muita superação”, concluiu Jéssica.

Nos 10 km feminino, o Brasil terá ainda Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão-PE), Núbia de Oliveira Silva (APA-Petrolina-PE), Glauciele de Oliveira de Souza (Elite Runners-RJ), Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE) e Mary Emannuella da Costa Oliveira (ASPA-PB).

No revezamento 4×2.000 m misto, além de Jéssica, a seleção brasileira terá a disposição July Ferreira da Silva (AA Paranavaí-PR), Letícia Almeida Belo (ABDA-SP), Jânio Marcos Gonçalves Varjão (Barra do Garças-MT), Leandro Alves Prates (Pinheiros-SP) e Victor Hugo Alves Santos (AAARP-SP). Apenas quatro – dois de cada gênero – poderão correr (os outros dois serão reservas).

Atletas não federados

As inscrições para a prova de 6 km masculina e feminina destinada para atletas não federados, maiores de 18 anos, na programação do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, ainda estão abertas.

Os interessados podem garantir participação até esta quarta-feira (18) pelo site regional da competição. Será uma excelente oportunidade de interação entre corredores amadores e de alto rendimento da América do Sul. Em todo o mundo, corredores amadores viajam para participar deste tipo de competição oficial – há até corridas incluídas em calendários de turismo.

A prova destinada para corredores avulsos (sem clube) tem largada marcada para às 9h15, com três voltas no circuito de 2 km – percurso 100% gramado.

As inscrições devem ser feitas pela internet, a taxa de inscrição é de R$ 30. Todos os confirmados na corrida receberão medalha de participação, além de troféus para os cinco primeiros colocados no masculino e feminino.

A seleção brasileira participa do evento com 37 atletas – 19 homens e 18 mulheres, nas categorias sub-18, sub-20 e adulto.

 



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!