- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Alunos participam de oficinas de pintura com tintas naturais

- Publicidade -
Alunos participam de oficinas de pintura com tintas naturais
Foto: Kaique Caliari

Formas e Arte, projeto cultural de artes visuais, promove oficinas de pintura para alunos das escolas públicas de Poços de Caldas. Nesta edição, iniciada em março deste ano, nas escolas Sérgio de Freitas Pacheco e José Mamud Assan, 50 alunos dos 5º e 6º anos experimentam tinta aquarela natural.

Idealizado e desenvolvido pelos artistas plásticos Rosana Lovato e Anderson Almeida, com produção da Oficina da Terra art studio e patrocínio do Hotel Vilage Inn, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, a iniciativa oferece uma abordagem única ao utilizar pigmentos naturais.

- Publicidade -

Rosana Lovato explica que a ideia por trás do uso da aquarela natural é surpreender os participantes com algo único e original, ensinando sobre a origem das tintas, que historicamente tinham extração na natureza para diversos fins, como pintar quadros ou tingir tecidos. “A aquarela natural é uma tinta feita com pigmentos oferecidos pela natureza como cúrcuma, hibisco, pó de café, casca de cebola, entre outros”, explica.
Rosana e Anderson criam as tintas e todo o processo é filmado para ter exibição durante as oficinas do projeto. E as aquarelas naturais vão para as oficinas para terem utilização pelos alunos. Com cores muitas vezes inusitadas e não encontradas em tintas industriais, os participantes exploram novas possibilidades artísticas e criam obras autorais. Ao final do projeto, as pinturas dos alunos estarão em exposição virtual no blog: www.formasearte.blogspot.com

Conteúdo para todos

As filmagens da elaboração das tintas aquarelas naturais possibilitam que o projeto ultrapasse os muros das escolas e beneficie mais pessoas. Os vídeos de cada uma das cores criadas estão disponíveis nas redes sociais do Formas e Artes (@formas.e.arte), para quem quiser aprender sobre pigmentos naturais e explorar novas técnicas de pintura experimental. Nos vídeos é possível aprender a criar as aquarelas utilizando plantas, cascas e flores e suas possibilidades de desdobramento de cores.
Os vídeos têm assinatura do videomaker Pablo Vitor, responsável pela captação e edição de imagens do projeto. E também conta com a assistência de produção de Kaique Caliari e assessoria de imprensa de Bibi Rodriguez.
Outras notícias

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!