- Publicidade -
24.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

FESTimagem 2016 agita a cena cultural da região

- Publicidade -
festimagem
Evento acontece em outubro, em Águas da Prata (Foto: Divulgação)

Fotografia, cinema e vídeo ganham destaque em nossa região no mês de outubro. Entre os dias 07 e 12, Águas da Prata (SP) sedia a terceira edição do Festival Internacional da Imagem. A iniciativa do GLOC (Instituto Global de Cultura) tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da estância hidromineral e de empresários locais.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, utilizando-se de áreas públicas e privadas, o III FESTimagem promove a exposições, palestras e oficinas que pretendem tornar as manifestações culturais acessíveis não apenas aos amantes das artes visuais, mas também ao público em geral. Entre as atrações figuram os trabalhos dos vencedores do II Prêmio GLOC Internacional de Fotografia (2015) e dos artistas convidados através da convocatória 2016.

- Publicidade -

 ENTRE NÓS

Partindo do gênero documental como recorte para compreender as artes visuais, a organização do III FESTimagem estabeleceu o tema “Entre nós”, como forma de privilegiar a reflexão a respeito do que somos capazes de realizar em nossa comunidade, mediante o pensamento solidário e a capacidade inventiva. “A ideia é mesclar novos trabalhos com releituras de obras já exibidas nas duas primeiras edições do festival, unindo o que foi com o que pode se tornar”, afirma Gil Sibin, idealizador do festival.

PROGRAMAÇÃO

Distribuídas em diversos pontos de Águas da Prata – Balneário Teotônio Vilella, Biblioteca Municipal, Praça Gabriel Binatti, Praça Basílio Ceshin, Pousada Canto dos Xamãs e Espaço Cultural Boca do Leão – as oficinas, exposições, performances e workshops apresentam atrativos para todos os gostos.

Na sexta-feira (7), a abertura do FESTimagem acontece no Balneário Teotônio Vilella, às 9 horas, com bate-papo e workshop com Tina Gomes, uma das revelações da fotografia brasileira, que em seguida abre sua mostra “Ensaios em P&B”, na  Biblioteca Municipal.  Às 20 horas, na Praça Gabriel Binatti, exposição dos vencedores do II Prêmio GLOC Internacional de Fotografia Marcelo Greco, Zé Barreta e Adriano Ávila, com as mostras “Sombras Secas”, “Transitórias Cicatrizes” e “Flores de São Paulo”, classificadas respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar.

festcine
FESTImagem valoriza o protagonismo de mulheres artistas (Foto: Divulgação)

No mesmo local e horário, a celebração continua com o Festadelas, atração inédita que promete encantar o público. Com o objetivo de valorizar o protagonismo de mulheres artistas e da arte feita por mulheres, o projeto consiste em promover uma festa sonora e visual para celebrar a diversidade e a intensidade do universo artístico feminino. Integram o grupo a dupla de DJs Odara Sounds (Rafita Soldan e Amora Lina), que selecionam as músicas, e a VJ Ya b.Dealer (Yasmin Bidim), responsável pela composição visual produzida e projetada. Durante uma hora, o público será convidado a dançar, ouvir as músicas e observar imagens que criam um clima mágico e envolvente.

Durante os quatro dias do evento, haverá ainda mostras dos trabalhos de Ana Souza, Bi Castro, Carmen Magalhães, Cena IV – Shakespeare, Artes Insanes, Clara Gianelli, Cláudio Guedes, Eduardo Menezes, João Fábio Matheasi, Léo Beraldo, Urubatan Miranda e Zé Jabur.

Paralelamente, acontecem oficinas abertas ao público, que transitam entre temas ligados às artes visuais, como roteiro, interpretação, narrativa, construção de ensaios e códigos imagéticos, conduzidas por Marcelo Leme, Euler Santi, Gil Sibin, Carmem Aliende e João Sibin. As inscrições devem ser feitas diretamente com os facilitadores, através dos endereços de e-mail constantes na programação.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis em http://festimagem.com.br

 

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!