- Publicidade -
21.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Caldas recebe o encontro de devoções e raízes sul-mineiras

- Publicidade -

 

foto divulgação

Neste domingo (28), a vizinha Caldas vai receber o “Semeando: Encontro de devoções e raízes sul-mineiras”, às 13h, na praça da igreja Nossa Senhora do Rosário de Caldas.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

O evento é intermunicipal, abrangendo as culturas tradicionais, executado a partir do apoio de diversas prefeituras sul-mineiras (Machado, Poços de Caldas, Três Pontas e Campanha), sendo uma iniciativa com foco na retomada das tradições associadas aos festejos e santos populares como São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida, que aconteciam na região, principalmente na Comarca de Caldas, e que contribuíram para a constituição dos Congados nas regiões vizinhas.

A iniciativa consiste em uma tarde cultural na praça com participação de grupos de congados e caiapós sul-mineiros, incluindo apresentações musicais, cortejos e também falas sobre raízes culturais, tradição, noções de identidade e pertencimento. “Além das apresentações, teremos uma exposição fotográfica e audiovisual a céu aberto e roda de capoeira com grupo caldense. Projetamos um evento com duração de 4 horas, iniciando às 13h com finalização às 17h, gratuito e aberto para todas as idades. Com esta iniciativa gostaríamos de enfatizar a importância da cidade de Caldas e do sul de Minas enquanto território e sua formação histórica, sendo uma área que no passado esteve permeada de práticas de devoção com festejos para São Benedito e Nossa Senhora do Rosário – que faziam parte das práticas e tradições familiares locais. Pretende-se com o encontro valorizar modos culturais negros e suas ancestralidades, rearticulando também a conexão entre os municípios e suas populações, reativando vínculos que nunca se perderam, mas pelo contrário, compõem a história das localidades e suas conexões familiares”, dizem os organizadores.

- Publicidade -

Eles ainda dizem que a valorização de práticas culturais ancestrais são metodologias educacionais de inclusão, valorização cultural da diversidade e da memória, do combate à intolerâncias, preconceitos, desigualdades e racismo.

Entre os organizadores estão a equipe do Projeto Curas (www.projetocuras.com.br), plataforma audiovisual sul-mineira de pesquisa, produção cultural, documentação histórica e construção de acervos comunitários da memória com alcance internacional e fomento público; Associação Afro-Ancestral de Poços de Caldas; Núcleo de Cultura – Aliança em prol da APA da Pedra Branca; representação da Câmara Setorial das Culturas Tradicionais no Conselho Municipal de Cultura de Poços de Caldas, vinculado à Secult Poços de Caldas; Coletivo Negro Tereza de Benguela (C.N.T.B.) da cidade de Caldas; prefeitura de Caldas; Casa de Cultura de Caldas, Ternos de Congo e Grupos Caiapós sul-mineiros.

- Advertisement -

Programação

12h – Almoço para os Grupos

13h30 – Palavras de abertura

14h – Cortejos Congadeiros e Caiapós

16h – Apresentação Casa de Cultura de Caldas

16h30 – Roda de Capoeira e Samba de Roda

17h – Fechamento

13h até 17h – Exposição Projeto Curas

 

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!