- Publicidade -
14 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Encontro Regional do Parlamento Jovem recebe mais de 400 estudantes em Poços

- Publicidade -
foto divulgação

Um dia que vai ficar marcado na história do Parlamento Jovem de Minas. Na última quarta-feira (10), a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou o Encontro Regional do PJ. Participaram das atividades mais de 400 estudantes dos 18 municípios que integram o Polo Sudoeste. O evento aconteceu no Espaço Cultural da Urca, com a presença também de vereadores, coordenadores do projeto, professores e da gerente-geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Ruth Schmitz de Castro.

As atividades tiveram início pela manhã, com a recepção dos alunos e apresentação de uma dinâmica sobre Grupos de Trabalho e Plenária. Logo após, os estudantes participaram de uma roda de conversa com o tema “Jovens em situação de vulnerabilidade e o mercado de trabalho”. A psicopedagoga Eliana Reis, a psicóloga e supervisora do projeto Poços Promove Jovem Andréia Cristina Achel e a vereadora Luzia Martins (PDT), ex-secretária de Promoção Social de Poços, falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos jovens para ingresso no mercado de trabalho, como a falta de experiência pode impactar esse processo, quais são as competências mais valorizadas pelos empregadores no momento de contratar um jovem e qual a importância da formação profissional.

- Publicidade -

O período da tarde foi marcado por apresentações culturais com a Cia Penduricalhos e a banda After That. Outro destaque do evento foi a realização de uma Feira de Profissões pelas instituições PUC Minas, Faculdade Anhanguera, IFSuldeMinas, Unifal, Sest/Senat, Senai e Senac. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os cursos e participar de atividades práticas.

Neste ano, o tema do PJ Minas é Jovem e Mercado de Trabalho, dividido nos subtemas “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho”, “Escolaridade e qualificação profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”. A partir das oficinas realizadas em cada cidade, os estudantes devem elaborar propostas que serão votadas nas Plenárias Municipais. A partir daí, acontecem as Plenárias Microrregionais, a Plenária Regional e, concluindo todo o projeto, a Plenária Estadual, quando as propostas de todos os Polos estarão em debate.

- Publicidade -

Representantes das Câmaras Municipais de Jacuí e Monte Belo também estiveram presentes no encontro, com o objetivo de conhecer o projeto. Eles foram convidados para a próxima edição do PJ Minas. Campanha

Nesta edição, a Escola do Legislativo de Poços realizou o PJ Solidário, com a campanha Pezinhos Aquecidos. Foram arrecadados 265 pares de meias infantis novas, que serão doadas a crianças carentes de 0 a 5 anos.

- Publicidade -

Edição 2023

Participam do PJ neste ano: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Padrão, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Sete de Setembro – COC, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Cepoc – Centro Educacional Poços e Colégio Jesus Maria José.

O Polo Sudoeste continua sendo coordenado pelos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé e é composto por 18 municípios: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!