- Publicidade -
8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Flipoços: confira os destaques do fim de semana

- Publicidade -

A programação do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) neste fim de semana traz atrações que contemplam discussões urgentes e oportunas, com destaque para escritores lusófonos e a presença do imortal Ruy Castro.

Sábado

Ruy Castro participa do Flipoços neste fim de semana (foto: divulgação)

Ruy Castro tem um encontro marcado com o público, neste sábado (04), às 19h, no Coreto Cultural. Ele é reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil, pelos livros O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues (1992), Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha (1995) e Carmen – Uma biografia (2005), além de livros de reconstituição histórica, como  Chega de Saudade (1990), A noite do meu bem (2015) e Metrópole à beira-mar (2019). O imortal estará pela primeira vez no Flipoços e apresenta a palestra do tema do Festival 2024 – A crônica nossa de cada dia. Apresentação de Rodrigo Falconi, cocurador do Flipoços.

- Publicidade -

Também neste sábado, às 12h, no Coreto Cultural, o evento recebe o encontro sobre Literatura Lusófona, com a especial presença de Cristina Drios, escritora portuguesa residente do Festival, e Pau de Cabinda (Angola). Às 16h30, no Coreto Cultural, a mesa Literatura e História | Leopoldina e Maria da Glória – Duas Rainhas, Vidas e dores, conta com a ilustre presença de Mary Del Priore, historiadora que faz o lançamento do livro homônimo no Flipoços 2024. Editora José Olímpio.

Com o tema “A crônica nossa de cada dia” a programação oferece um mergulho em diversos gêneros literários e, nesta edição, segue sua característica plural, que consagrou o Flipoços como um dos festivais de maior relevância no Brasil.

- Publicidade -

Dentro dessa linha, o evento recebe, ainda no sábado, às 14h30, no Palco Sesc Sulfurosa, a mesa Mulheres Negras e a Reparação da Escravidão, ao lado da escritora Adriana Santana, da escritora e professora Maria José (Tita) e da escritora Helena Vieira. Mediação: Thais Costa. A mesa contaria com a presença de Sueli Carneiro, que por questões de saúde, precisou cancelar sua participação.

Domingo

No domingo (5), Eric Nepomuceno é destaque da programação, às 12h30, no Palco Coreto Cultural, com a mesa ‘Literatura Latino-Americana’ – “Em agosto nos vemos”, falando do livro póstumo de Gabriel García Márquez, lançado no ano em que o autor colombiano completaria 97 anos.

- Advertisement -

O encerramento da programação recebe, às 15h30, no Coreto Cultural, uma Homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, com encontros dos países: Brasil, Portugal e Angola, em Poços de Caldas. Com Cristina Drios (escritora portuguesa, participante da 4ª Residência Literária Flipoços Camões), Pau de Cabinda (escritor e professor angolano). Mediação Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

Acesse o site do Flipoços para ver a programação completa.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!