- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

ENCCEJA | Prova para conclusão gratuita dos ensinos médio e fundamental está com inscrições abertas

- Publicidade -

ENCCEJA | Prova para conclusão gratuita do ensinos médio e fundamental está com inscrições abertasO Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 está com as inscrições abertas para quem deseja concluir os ensinos médio e fundamental. O prazo segue aberto até 10 de maio. O exame será em 25 de agosto.

Para quem necessita de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social também deve solicitar durante o período de inscrições.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

As inscrições são gratuitas. Basta acessar Sistema Encceja, clicando aqui. No entanto, quem não compareceu à prova no ano passado e não justificou a ausência terá que pagar R$ 40.

Podem participar do Encceja 2024 candidatos que se enquadrem na idade mínima exigida por nível de ensino. Ensino fundamental: brasileiros com 15 anos ou mais no dia da prova, e ensino médio: brasileiros com 18 anos ou mais no dia da prova.

- Publicidade -

Provas do Encceja 2024

As provas do Encceja 2024 serão aplicadas dia 25 de agosto, sendo quatro horas no período matutino e cinco horas no período vespertino. No dia do exame, os portões serão abertos, de acordo com o período de realização da prova:

Pela manhã: abrem às 8h e fecham às 8h45.

- Advertisement -

À tarde: abrem às 14h30 e fecham às 15h15.

Encceja

Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!