Publicidade
foto divulgação

Neste ano de 2023 a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Quando olhamos para a Sagrada Escritura ouvimos da boca de Jesus: “Tive fome e me destes de comer; estava na prisão e fostes me visitar; estava nu e me vestistes”. Com isso, nós olhamos a realidade em que estamos vivendo e percebemos tantos irmãos e irmãs passando fome, não só fome de pão, mas também fome de acolhida, de abraço sincero, de olhar verdadeiro, de gestos carinhosos, de amor que é transmitido com a nossa vida.

E, nesse sentido, olhamos para a nossa Poços de Caldas e enxergamos as necessidades de tantas famílias e também daquelas pessoas que perambulam pelas ruas de nossa cidade, buscando muito mais do que o material, buscando a nossa atenção, a nossa presença e a nossa manifestação de amor.

Publicidade

Celebrar a Páscoa é muito mais do que acompanhar Jesus na trajetória ao Calvário, é muito mais do que olhar para a cruz, celebrar a Páscoa é olhar para o irmão que está caído por terra, sem esperança, sem ânimo, sem vontade de viver. É ajudar os nossos irmãos e irmãs a descobrirem o sentido da sua existência. Que eles percebam o quanto são importantes e que poderão fazer a diferença em cada passo dado nessa terra.

Celebrar a Páscoa é reunir a família, é conversar sobre o ontem, o hoje e o amanhã, é sorrir um sorriso que nasce das profundezas do nosso coração, é dizer “eu te amo, você é importante para mim”, é caminhar junto, é realmente estar compromissado com aqueles que não têm voz e não têm vez. E, muitas vezes, nós atribuímos esta responsabilidade a outras pessoas.

Mas a Campanha da Fraternidade nos convoca e nos leva a tomarmos consciência de que eu preciso fazer algo, não atribuir a ninguém, mas assumir, diante de Deus e das pessoas, essa responsabilidade. Assim fará sentido caminhar seguindo as pegadas de Jesus, fará sentido subir com Ele ao Calvário e morrer com Ele para o pecado e ressurgirmos Nele para uma vida nova.

Quero assim, meu irmão e minha irmã, desejar a você uma feliz e abençoada Páscoa, na qual caminharemos juntos, de mãos dadas, rumo ao coração do Cristo, na certeza de que somos irmãos e irmãs banhados pelo sangue derramado por Ele na cruz e, ao mesmo tempo, também somos irmãos no verdadeiro encontro nas idas e vindas de nossa existência, celebrando a vida, celebrando o amor.