- Publicidade -
18.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Congadas e caiapós de Poços participam do maior evento de turismo da América Latina

- Publicidade -
foto divulgação

Os tambores de Poços de Caldas abriram os caminhos do estande do Estado de Minas Gerais na WTM Latin America, maior evento do segmento turístico da América Latina, na última segunda-feira (3), no Expo Center Norte, em São Paulo-SP. Representantes dos Ternos de Congos e Caiapós da cidade estiveram novamente presentes na feira, da qual já participaram ano passado, a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para celebrar a afro-mineiridade.

Em destaque nesta cena de fé, devoção e tradição desponta a figura de Dona Orlanda da Conceição que, aos 95 anos de idade, levou mais uma vez sua voz potente à WTM Latino-americana. Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, babalorixá do Terreiro de Umbanda Santa Bárbara Oiá e Ogum Guerreiro, Dona Orlanda da Conceição é mestra de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, tendo sido nacionalmente premiada, em 2013, por meio do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

A programação cultural do estande Minas Gerais fez sua estreia nesta segunda-feira (3), com abertura da mostra de artesanato mineiro e apresentação dos Ternos de Gongos e Caiapós, pela Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com a presença do governador de Minas Gerais Romeu Zema, que destacou que o turismo no Estado tem crescido acima da média nacional. A ação é realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com o objetivo de promover a cultura e os destinos do estado, contribuindo para o fortalecimento da atividade turística e da economia da criatividade.

Representantes das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo de Poços de Caldas e da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano também estiveram no evento. “Mais uma vez, nos sentimos honrados e orgulhosos pela magnífica presença dos Congados de Poços de Caldas na maior feira de turismo da América Latina. É a força da tradição e da devoção do povo poços-caldense ecoando para o mundo”, enfatizou o secretário municipal de Cultura Gustavo Dutra.

- Publicidade -

“Acho muito bom esse reconhecimento, essa valorização de poder apresentar nossa cultura que a gente tanto ama, que a gente faz com tanto carinho. É muito importante poder levar isso para outras pessoas, muitas que nunca viram este tipo de cultura. Ficamos muito felizes por receber esse convite pela segunda vez. É sempre muito lindo, ficamos muito agradecidos e felizes pela valorização da Congada e de poder representar Minas Gerais na feira”, destaca a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas Eduarda Carimba.

Participaram da apresentação na WTM os Ternos de Congo de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Ifigênia, Santa Bárbara e São Gerônimo e Nossa Senhora da Saúde, além do Grupo de Caiapós do São José.

- Advertisement -

Oportunidade de negócios
A WTM Latin America é o maior evento do segmento turístico no continente latino-americano, acontece em São Paulo de 3 a 5 de abril e tem previsão de receber mais de 20 mil profissionais do setor e 565 empresas expositoras, ampliando oportunidades de negócios. É, portanto, uma grande vitrine, na qual a cultura do estado e seus principais atrativos turísticos serão detalhados para a comunidade brasileira e internacional.

“Poços de Caldas mais uma vez presente em um dos maiores eventos de Turismo da América Latina, junto ao Governo de Minas, levando para o Brasil e para o mundo o que Minas Gerais tem de melhor! Oportunidade ímpar de compartilhar experiências e estar ao lado de pessoas incríveis e que fazem a diferença no turismo e na cultura”, pontua o secretário municipal de Turismo Ricardo Fonseca.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!