- Publicidade -
19.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Frio de maio poderá ter muita dificuldade para chegar

- Publicidade -
Frio de maio poderá ter muita dificuldade para chegar
imagem ilustrativa

O mês de abril já está quase terminando, com a promessa de uma nova onda de calor em grande parte do Centro-Sul do Brasil que poderá durar até os primeiros dias de maio.

Climatologicamente, maio é um mês de temperaturas bem mais amenas, por já apresentar características de inverno, com menor radiação incidente nas latitudes mais ao sul do Brasil e maior frequência e intensidade de massas de ar frio. Em relação às chuvas, geralmente os maiores acumulados ficam concentrados no extremo norte do país, entre os estados de Roraima, Amapá, extremo norte do Amazonas e Pará.

- Publicidade -

Acumulados mais significativos de chuva também podem ocorrer no litoral norte e leste do Nordeste e nos estados da região Sul. Enquanto as regiões Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste registram acumulados muito baixos de chuva, já característicos do período seco. Mas essas são as condições climatológicas esperadas para o mês, porém, pode ser que maio não irá se comportar dessa maneira.

Tendência de temperaturas e chuvas

De acordo com as projeções mais recentes dos modelos, o mês de maio será mais seco que o normal em grande parte do Brasil, com previsão de chuvas abaixo da média no norte da região Sul, grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e sul da região Norte.

- Publicidade -

Maio será um mês de precipitação abaixo da média em grande parte do Brasil, com exceção dos extremos norte e sul do país! Já as temperaturas prometem ficar bem acima do normal em todo o território brasileiro.

Somente o extremo sul do país, principalmente o estado do Rio Grande do Sul, e o litoral do Nordeste e do Norte deverão ter chuvas acima da média. Este padrão espacial pode indicar que as frentes frias não deverão conseguir avançar muito a norte no país, tendo sua atuação restrita ao Rio Grande do Sul.

- Publicidade -

Em relação às temperaturas, a tendência é que o mês de maio seguirá o que temos observado nos últimos meses, com grande parte do Brasil registrando temperaturas bem acima da média, com destaque para as maiores anomalias no Brasil central. Entre o sul da região Centro-Oeste e oeste da região Sudeste, as temperaturas poderão ficar mais de 2°C acima da média, de acordo com as previsões!

Parte dessas anomalias positivas de temperatura podem estar associadas à onda de calor que se estabelece no Brasil central. E deverá se intensificar e persistir nos primeiros dias de maio. Porém, tudo indica que mesmo após essa onda de calor, as temperaturas continuarão mais altas que o normal em quase todo o Brasil!

(Fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!