O Comida Di Buteco, tradicional concurso gastronômico, termina no próximo domingo (28). São 26 bares concorrendo em Poços de Caldas e Caldas.
Os pratos recebem votos do público e jurados. As notas variam de 1 a 10, avaliando quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O valor do petisco é R$ 35 em todo o país. Atualmente, 25 circuitos recebem o concurso e envolvem mais de 1.100 butecos.
Historicamente, Poços de Caldas tem se destacado no concurso, como, proporcionalmente, a cidade campeã de votos no país, em comparação com outros circuitos. Todavia, a quatro dias da final, a cidade já acumula um total de 19 mil votos.
Além de atrair visitantes e turistas, o “Comida di Buteco” é, reconhecidamente, um concurso que, além de dar maior visibilidade aos butecos participantes, gera centenas de empregos, movimenta o setor e fortalece a “cultura do buteco” como ferramenta de sociabilidade e integração.
Vale lembrar que o Poços Já preparou um guia completo com os estabelecimentos participantes e os pratos concorrentes. Clique aqui para acessar.
História
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com o objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz.
Desde 2016, o Comida di Buteco tem duas etapas: a primeira é regional e depois de eleitos os campeões de cada circuito, acontece a etapa nacional. Em julho, um novo corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil e nomeado, enfim, o campeão nacional.
A edição de 2023 contou com 23 concorrentes e teve como vencedor o Black Jack Tap House.