Publicidade
Curso Fora de Sede funciona na Autarquia Municipal de Ensino
Curso Fora de Sede funciona na Autarquia Municipal de Ensino

O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada na última quinta-feira (3), a proposta de Poços de Caldas para transformação do Curso Fora de Sede em unidade da universidade no município.

Publicidade

A conquista foi anunciada em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (4), pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, no gabinete, acompanhado do vice Nizar El-Khatib, da secretária de Educação e presidente da Autarquia Municipal de Ensino, Maria Cláudia Prezia Machado, do diretor executivo da autarquia, Rovilson Molina Lopes, da equipe da AME/UEMG no município, do presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcadia e de vereadores da base de governo.

O prefeito Eloísio afirmou que o município encaminhou ofício solicitando a ampliação da parceria estabelecida com a UEMG para a reitoria e também para o governador Antonio Anastasia. Neste sentido, em agosto, foi realizada, ainda, uma reunião com o reitor da universidade, professor Dijon Moraes Júnior, em Belo Horizonte. Agora, a proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conun.

“Como Curso Fora de Sede, todas as nossas decisões passam pela Faculdade de Educação. Agora, passaremos a ter autonomia e as nossas propostas irão direto para a reitoria. Com isso, propostas para novos cursos de graduação e pós-graduação serão mais flexíveis e concretas”, explicou a coordenadora do curso local de Pedagogia, Solange Sant’Ana Zanetti. “Fiquei emocionada com a votação unânime do conselho porque, para muitos, a única oportunidade de fazer um curso superior é a universidade pública”, enfatizou.

O convênio entre a Autarquia Municipal de Ensino e a UEMG teve início em Poços de Caldas em setembro de 2002, com a implantação do curso de Pedagogia. “O total apoio da Prefeitura de Poços de Caldas deverá ocorrer com mais intensidade, dado o nosso compromisso com uma educação de qualidade. Por isso, a importância da parceria com a UEMG nesse processo. Para nós, a vinda da UEMG para Poços tem grande importância, principalmente por formar profissionais para atuação na Educação”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Entre os critérios levados em consideração para a aprovação da proposta, estão a qualidade da estrutura física, das dependências e das benfeitorias disponibilizadas para o funcionamento do curso, bem como os excelentes resultados obtidos pelos alunos no Enade, em concursos públicos e no mercado de trabalho.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas