Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a mais 137 presos acusados dos ataques de 8 de janeiro em Brasília, que resultaram em depredações das sedes dos Três Poderes. Os nomes dos beneficiados não foram divulgados e, portanto, não é possível afirmar que moradores da cidade foram liberados.

Publicidade

Os presos poderão retornar para suas cidades após os trâmites de liberação penitenciária. Além do uso de tornozeleiras, eles serão submetidos a medidas cautelares, que caso descumpridas poderão fazer com que sejam novamente presos.

Entre as medidas estão o recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, passaportes cancelados, porte de armas suspensos, apresentação semanal à justiça, além da proibição do uso das redes sociais e de comunicação com outros investigados.

Os despachos estão sob sigilo e as decisões contam apenas com as iniciais dos beneficiados, mas há informações de que foram liberadas pessoas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Com a nova decisão, dos 1,4 mil presos entre os dias 8 e 9 de janeiro por causa dos atos, 803 pessoas seguem presas e 603 foram liberadas para responder em liberdade com cautelares. Vale lembrar que mesmo em liberdade, os investigados continuam a responder ao processo criminal.