- Publicidade -
15.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Nova diretoria do Sindserv quer aumentar participação e conscientizar servidores

- Publicidade -
Sindserv busca implantar medidas para ampliar número de sindicalizados e reforçar a participação nas assembleias (fotos: Juliano Borges/Poços Já)

A nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) tomou posse no final de 2023 e agora inicia o mandato de quatro anos. O Poços Já conversou com a presidente Greice Keli Alves e a vice Renata Assis para saber quais as metas da atual gestão e o panorama deste momento. 

De acordo com Greice, a situação financeira do sindicato é positiva. Porém, a nova diretoria não teve acesso às redes sociais do Sindserv e foi necessário criar novas contas (saiba mais clicando aqui).

- Publicidade -

Outra reclamação ocorre na área da assessoria jurídica. A presidente afirma que os quatro advogados contratados recentemente estão lidando apenas com novos processos trabalhistas, pois os casos em andamento continuam com a equipe sindical anterior. Ainda segundo Greice, estes processos foram transferidos para escritórios particulares sem custos para os servidores, por conta de uma cláusula contratual.

Os servidores interessados ainda podem levar seus processos novamente para a assessoria jurídica do Sindserv. “Acreditamos que quando o servidor vem ao sindicato buscar ajuda, ele quer ajuda do sindicato. Então, estamos tentando questionar, inclusive na Justiça”, argumenta a presidente. 

- Publicidade -
Conscientização
Sindserv está preparando um curso de letramento sindical, segundo a vice-presidente Renata Assis

Outra meta desta gestão é o aumento no número de sindicalizados. Atualmente, são aproximadamente três mil, mas em breve será iniciada uma campanha de filiação que inclui a passagem da equipe por todos os setores da prefeitura, com o objetivo de conscientizar sobre o papel da instituição. 

“O sindicato é a principal entidade de classe que vai lutar pelos direitos dos trabalhadores. Estamos aqui para combater assédio moral, para combater qualquer tipo de injustiça, para lutar por salário, melhoria de condição de trabalho”, resume Greice. 

- Publicidade -

A vice-presidente ainda destaca outra medida que será implementada neste mesmo sentido: a criação de um curso de letramento sindical. “Vamos trazer o histórico do sindicato, a importância das assembleias e como desenvolver esse mecanismo de luta”, menciona Renata.

Também é importante ressaltar que o Sindserv recebe qualquer servidor que precise de atendimento. Segundo a diretoria, o acolhimento inicial é feito mesmo para os trabalhadores que não são sindicalizados. 

Acordo coletivo x regime estatutário
Presidente Greice Keli Alves acredita que acordo coletivo deve ser preparado com maior antecedência

Em breve, novos servidores vão assumir cargos no município por conta do concurso que está em andamento. Estes já estarão sob o regime estatutário, mas a atual diretoria se posiciona de forma contrária. 

De acordo com Greice, o regime estatutário representa perda de direitos, como a tramitação de processos na justiça comum e não mais na justiça trabalhista. 

A presidente também afirma que, a partir do próximo ano, o acordo coletivo será mais complexo, para que possa prestigiar os servidores celetistas e os estatutários. Já em 2024, a expectativa do Sindserv é iniciar a elaboração das propostas com antecedência. 

“Queremos que o servidor vá para a assembleia com a consciência do que é um acordo coletivo, de porque é importante participar, quais cláusulas podem ser incluídas”, conclui Greice.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!