- Publicidade -
19.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Saiba como enviar Pix para ajudar vítimas das chuvas no RS

- Publicidade -
pix para vítimas das chuvas
Milhares de pessoas estão desalojadas (foto: Gustavo Mansur)

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul já afetaram quase 800 mil pessoas. Até o momento, 15 mil estão desalojadas. Por isso, é necessária a doação de itens básicos ou de dinheiro.

Desde quinta-feira (2), o governo estadual restabeleceu a conta SOS Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro. A chave Pix é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38.

- Publicidade -

O governo estadual informou que vai utilizar os recursos integralmente para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Itens

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, os itens mais necessários são colchões, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.

- Publicidade -

As doações podem ser levadas para Central Logística, localizada na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Em outros estados, os doadores devem procurar locais que estão recebendo materiais em suas cidades.

Mortos e desabrigados

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.

- Publicidade -

O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. As chuvas fortes afetaram 334 dos 497 municípios gaúchos, o que representa 67,2% das cidades do estado.

Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.

Além disso, houve danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!