- Publicidade -
23.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

“Roda das Pretas”: projeto propõe terapia em grupo para mulheres negras

- Publicidade -

Com o objetivo de fornecer um espaço seguro e acolhedor para mulheres negras, o projeto “Roda das Pretas” é lançado como uma iniciativa inédita em Poços de Caldas. A proposta visa promover o apoio emocional, fornecer suporte mútuo e acolher mulheres negras, ajudando a enfrentar os desafios únicos em sua jornada.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

O projeto “Roda das Pretas” é uma terapia em grupo inspirada na atuação de diversas profissionais de saúde mental, ativistas, líderes comunitárias e projetos que já acontecem em diversas capitais do país e reconhece a importância de espaços inclusivos que abordem questões específicas enfrentadas por mulheres negras. Com base em estudos recentes que destacam os benefícios da terapia em grupo, essa iniciativa inovadora pretende fornecer suporte emocional, encorajamento e empoderamento coletivo.

A Roda das Pretas oferecerá um espaço onde mulheres negras podem compartilhar suas experiências e expressar suas preocupações em um ambiente acolhedor e compassivo. As sessões serão conduzidas pela psicóloga Stefany Mathias, formada pela Puc Minas – Poços de Caldas e especialista em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, que compreende as nuances culturais e as barreiras sistêmicas que afetam as mulheres negras.

- Publicidade -

As participantes da Roda das Pretas terão a oportunidade de se conectar com outras mulheres negras, compartilhar histórias de vida e desenvolver redes de apoio duradouras. Através dessa troca de experiências, o grupo trabalhará em conjunto para superar traumas, combater o estresse racial, aumentar a autoestima e desenvolver habilidades de enfrentamento eficazes.

“A terapia em grupo é uma ferramenta poderosa para a cura e o empoderamento”, afirma a psicóloga Stefany Mathias. “Ao criar esse espaço exclusivo para mulheres negras, buscamos promover a resiliência coletiva, compartilhar estratégias de autocuidado e fortalecer a autoestima das participantes.”

- Advertisement -

A Roda das Pretas acolherá mulheres negras a partir dos 16 anos, de forma gratuita, proporcionando uma atmosfera inclusiva e diversificada. Serão realizadas sessões semanais aos sábados, entre os meses de agosto e setembro, das 10h às 11h30.

Mulheres negras interessadas em participar do projeto Roda das Pretas podem realizar a inscrição através do link https://forms.gle/TGfnXWuecKnXpRZM9. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

O projeto Roda das Pretas tem como parceiros o Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei e a produtora Moringa projetos afrorreferenciados, além de contar com o patrocínio da Secretaria Municipal de Promoção Social.

divulgação

Serviço

Terapia em Grupo para Mulheres Negras

Os encontros serão realizados aos sábados, presencialmente, das 10h às 11h30

Agosto: dias 5, 12 e 19;

Setembro: dias 2, 09, 16 e 23;

Outubro: dias 7 e 28;

Novembro: dias 4, 11 e 18.

Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei

Avenida Francisco Jesualdi, 84, Jardim Novo Mundo

 

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!