- Publicidade -
18 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Animais silvestres farão parte de campanha educativa da Secretaria de Meio Ambiente

- Publicidade -
divulgação

 

Os animais silvestres que frequentavam a região da Fonte dos Amores, em especial os macacos-prego, foram tema de requerimento do vereador Tiago Braz (Rede), que diz ter recebido diversas reclamações do sumiço desses bichos do local. Entre as respostas, a Secretara do Meio Ambiente diz que haverá uma campanha educativa e de alerta sobre não alimentar esses animais.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Ele questiona a pasta sobre qual foi o tratamento dado aos animais que eram cuidados pelos frequentadores do ponto turístico. A Secretaria lembra que o espaço turístico da Fonte dos Amores se encontra fechado para adequação das instalações e melhor atendimento aos turistas e frequentadores. “Quanto aos animais, estes permanecem soltos na mata da serra São Domingos, não havendo qualquer relato nesta Secretaria Municipal de Meio Ambiente de maus tratos e/ou mortes dos animais. O sumiço dos animais conforme relato se deve ao fechamento do espaço turístico, sendo que eles procuram a mata em busca de alimentos, uma vez que a facilidade de fornecimento pelos frequentadores (o que não é recomendável) foi suspensa. Então estes animais se voltam para a mata atrás de frutas, folhas e alimentos naturais que existe em abundância no local, uma vez que o Parque se encontra preservado, sendo o habitat destes animais”.

E ainda, “no que compete à Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, as ações, relacionadas a animais silvestres, como os macacos, são atividades orientativas quanto ao potencial risco de transmissão de doenças aos seres humanos que esses possuem, em conformidade com as normas e diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde.”

- Publicidade -

O vereador também diz, em seu documento, que há relatos de animais silvestres que ficavam vagando pela região e pergunta se houve denúncia sobre a situação em que se encontram.

De acordo com os esclarecimentos prestados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, não há nenhum registro de denúncia sobre este fato, contudo, por estar localizada nas proximidades do Espaço Turístico da Fonte dos Amores, é possível perceber a movimentação, principalmente de macacos-prego nas residências próximas do espaço turístico, inclusive na sede da Secretaria.

- Advertisement -

Campanha

Está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com a Fundação Jardim Botânico, uma campanha com a divulgação nas mídias sociais e na imprensa para que a população não alimente os macacos. “Tal campanha também estará sendo realizada através da Rádio Libertas, sendo que informará os motivos de não alimentar, sendo que esta é a principal razão dos animais estarem vindo para a área residencial em busca de alimentos”.

divulgação

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!