- Publicidade -
23.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Passeata quer sensibilizar sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil em Poços

- Publicidade -
foto divulgação

Nesta próxima quinta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, será realizada em Poços de Caldas uma passeata pelas ruas centrais da cidade, com concentração no coreto da Praça Pedro Sanches, a partir das 13h, e participação da Banda Marcial da Escola Municipal Edir Frayha.

A passeata segue pelas ruas Francisco Salles e Assis Figueiredo até a esquina da rua Prefeito Chagas, onde será realizada panfletagem. Para 2023, o tema é “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Este é o 23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Em 2023, a data marca os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, com apenas 8 anos, encontrada morta com sinais de violência física e sexual dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória-ES. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo em uma movimentada rua da capital do Espírito Santo, os criminosos ficaram impunes. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual. E é por isso que 18 de maio se tornou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, mobilização que visa à construção de estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.

- Publicidade -

O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.“A campanha visa também divulgar os canais de denúncia bem como os serviços que são ofertados no município para este tipo de atendimento”, informa a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cíntia Bernardes.

A violência sexual pode ocorrer tanto por meio do abuso sexual dentro e fora da família como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e assim são utilizadas nas modalidades de exploração sexual como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo.

- Advertisement -

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!