- Publicidade -
23 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

OMS decreta fim da emergência de saúde da pandemia de covid-19

- Publicidade -
foto divulgação

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente, nesta sexta-feira (5), o fim da emergência de saúde da pandemia da covid-19. Esta classificação estava em vigor desde 11 de março de 2020.

- Publicidade -

“É, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global. Na semana passada, a covid-19 tirou uma vida a cada três minutos e estas são apenas as mortes de que temos conhecimento”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

A alteração foi possível graças ao avanço da vacinação. O desenvolvimento do imunizante ocorreu em tempo recorde. As primeiras doses começaram a ser dadas em dezembro de 2020 – no Brasil, a aplicação começou só no mês seguinte.

Nos últimos três anos, a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2 provocou mais de 764 milhões de casos e 20 milhões de infecções – especialistas apontam ainda que a quantidade está bastante subnotificada. O Brasil foi um dos países mais afetados pela nova doença.

Porém, Adhanom alerta que, embora a emergência no Planeta tenha acabado, o surgimento de novas variantes ainda é uma preocupação.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!