
Nesta quinta-feira (9), às 19h, por ocasião da Festa de São Benedito, o cinema do IMS apresenta três episódios da série O milagre de Santa Luzia. A série se detém na festa poços-caldense: sua história, os ternos de congos e importantes personalidades, como mãe Orlanda e mestre Joaquim. Assim, a série O milagre de Santa Luzia é composta por 52 programas dirigidos pelo cineasta Sérgio Roizenblit. Desse modo, são dedicados a mapear e retratar parte da vasta cultura popular brasileira. Cada episódio tem, portanto, como foco um artista popular brasileiro: suas atividades, suas produções, suas referências, mestres. Além da especificidade de sua linguagem e as relações com os lugares onde vivem.
A sessão abre com Congada. Há 100 anos, os grupos de congos vêm se apresentando na cidade de Poços de Caldas no mês de maio, durante a Festa de São Benedito. A essência na apresentação dos grupos é a mesma, louvar São Benedito. Porém, cada grupo louva e manifesta sua fé à sua maneira. Logo após, será exibido Mãe Orlanda, que traz a mãe Orlanda, capitã do Terno de Congo São Gerônimo e Santa Bárbara, uma das poucas, senão a única, mulher capitã de Congo. A sessão terminará com a exibição de Joaquim José da Cruz, que apresenta o mestre Joaquim, um apaixonado pela cultura negra, considerado o último moçambique de Poços de Caldas. .
A exibição terá entrada gratuita. A sessão terá apresentação de Ailton Santana (mestre Bucha) e Maria José de Souza (Tita). Distribuição de senhas 60 minutos antes da sessão. Limite de uma senha por pessoa.
Mais informações
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados
(35) 3722-2776 / ims.com.br / facebook.com/imspocosdecaldas/