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Poços de Caldas

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Dia do Consumidor: Procon lança campanha educativa e canal no WhatsApp

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foto divulgação

Nesta quarta-feira (15) “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, o Procon de Poços de Caldas passa a dispor de mais uma ferramenta de acesso à população. Foi criada uma conta no WhatsApp, através do número (35) 9 8431-9466 para tirar dúvidas e receber denúncias, durante o horário de expediente do órgão.

O registro de atendimentos e reclamações continuam a ser realizados exclusivamente de modo online, por intermédio do Eouve, ou presencialmente, na sede do Procon.

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Além do novo canal, o Procon marca a data com a criação de mais uma campanha educativa, a qual será veiculada nas redes sociais do município.

Por meio desta ação, os consumidores receberão dicas semanais com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas das relações de consumo.

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A diretora do Procon Fernanda Soares ressalta que as ações informativas realizadas pelo Procon fazem a diferença no mercado de consumo. “A informação é um dos princípios básicos do Direito do Consumidor. Desta forma, quando melhoramos a conscientização dos consumidores e fornecedores quanto aos respectivos direitos e deveres damos ainda mais voz e garantia na manutenção da ordem econômica. O trabalho de informação desenvolvido pelo Procon, por intermédio de seus servidores, em todas as suas frentes de trabalho, tem surtido os efeitos desejados, tornando a cidade cada vez mais segura, no que pertine às relações consumeristas”.

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor, foi criada em 11 de setembro de 1990 por meio da lei federal 8.078/1990. Reconhecido internacionalmente, o código estipula direitos básicos de suma importância na defesa e proteção dos consumidores, como o cuidado com a vida, a saúde e a segurança, a proteção contra a publicidade enganosa e cláusulas abusivas, acesso aos órgãos judiciários e administrativos para a prevenção aos danos materiais e morais, entre outros.

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A legislação busca o equilíbrio e a harmonização nas relações de consumo entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços, reconhecendo a vulnerabilidade do consumidor e a sua hipossuficiência. Neste cenário, os órgãos de proteção e defesa do consumidor exercem papel fundamental em prol dessa harmonização, visando conciliar, informar e educar, exercendo a política nacional de consumo.

 

Serviço
Procon Poços

Rua Pernambuco, 562 – centro – 37701-021

Horário de atendimento presencial: 8h às 18h de segunda a sexta-feira

Atendimento eletrônico: https://eouve.com.br/

Telefones Atendimento: 3697-2385 / 3697-2260

WhatsApp: (35) 9 84319466

 




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