- Publicidade -
18.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Secretaria busca viabilizar captação de recursos para projetos de incentivo à cultura

- Publicidade -
Empresas investem em cultura, cidadania e divulgação apenas direcionando parte do imposto devido (foto divulgação)

Sabe o que as crianças atendidas pelo Lar criança Feliz e os idosos do Serviço de Obras Sociais têm em comum? Empresas locais que entenderam a relevância e os benefícios de ser um incentivador cultural e transformam projetos dos artistas e produtores locais em realidade para a população de Poços de Caldas.

Todas as empresas contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), não optantes pelo Simples Nacional e que estejam em situação regular junto à prefeitura, podem patrocinar projetos culturais. O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituição do imposto da empresa, apenas direciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento da cidadania.

- Publicidade -

Para facilitar o encontro entre os empreendedores culturais e as empresas instaladas na cidade, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura está empenhada em viabilizar a captação de recursos dos projetos com certificados de aprovação para 2023 junto a empresas locais.

Dando prosseguimento à iniciativa “Investir em Cultura é um bom negócio”, lançada em 2021, a Secult segue atuando junto ao empresariado local, fazendo a interface com os empreendedores culturais. Neste ano, além das informações básicas sobre o funcionamento, na prática, do mecanismo de Incentivo à Cultura e os motivos para que a empresa se torne uma incentivadora cultural, o material de divulgação disponibilizado foi atualizado com a listagem dos 169 projetos aprovados, divididos por linguagem artística: música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, artes integradas, preservação e restauração do patrimônio cultural, literatura e pesquisa e documentação.

- Publicidade -

A identidade visual também foi modernizada para incentivar o acesso. “Produzimos um material que funciona como uma ferramenta facilitadora para as empresas no momento da escolha de qual projeto apoiar. No documento, constam todas as informações sobre como o funciona o mecanismo de Incentivo à Cultura, os benefícios que a empresa tem para incentivar, os valores que ela pode destinar para os projetos culturais, além dos projetos divididos por áreas, com nome, proponente, contato, resumo e valor solicitado. O material foi produzido com uma linguagem moderna, com cores vivas, para chamar a atenção e facilitar o acesso e a leitura”, explica Lavínia Du Valle, da Secretaria Municipal de Cultura.

Além do envio do material eletrônico, a equipe também faz contato telefônico com representantes dos departamentos de marketing e comunicação das empresas locais, visando sensibilizar para a relevância de ser uma incentivadora cultural. “A empresa pode escolher, entre os projetos culturais aprovados pela Secult, aquele cujos propósitos estejam em consonância com a missão de seu negócio, que seja direcionado ao seu público de interesse, que abranja a região que se deseja atingir ou que desenvolva atividades de excelência às quais gostaria de vincular sua imagem institucional”, ressalta a diretora de Políticas Culturais da Secult Marianna Gonçalves de Carvalho.

- Publicidade -

ResultadosPela primeira vez, já há captação de recursos no mês de janeiro. Tradicionalmente, a grande maioria dos desembolsos tinha início em março do ano corrente. Até o momento, 25 projetos de Incentivo à Cultura já estão com captação ativa junto a 10 empresas locais amigas da Cultura.

Incentive um projeto culturalOs representantes das empresas locais que queiram saber mais sobre o mecanismo de Incentivo à Cultura e conhecer os projetos aptos para captação podem entrar em contato pelos telefones (35) 3697-2389 e (35) 3697-2335 (Whatsapp), pelo e-mail secultpocos@gmail.com ou presencialmente, na Secretaria Municipal de Cultura, no Espaço Cultural da Urca.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!