- Publicidade -
15.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Pessoas com olhos claros precisam tomar mais cuidados, explica Carlos Aterje

- Publicidade -
Dr. Carlos Aterje informa que fotofobia pode ser causada por baixa pigmentação (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Quem tem olhos claros precisa tomar mais cuidados antes de se expor ao sol. De acordo com o médico oftalmologista Carlos Aterje, essas pessoas podem ter fotofobia, que trata-se de maior sensibilidade à luz.

Os olhos claros possuem menor pigmentação, o que os deixa mais sensíveis. Por isso, é importante que estejam sempre protegidos. “Tem que usar óculos de sol, porque a radiação solar pode atingir o cristalino, provocando catarata, e a retina, causando degeneração”, explica o oftalmologista.

- Publicidade -

Da mesma forma, olhos escuros têm sensibilidade menor. “A pigmentação deixa entrar menos quantidade de luz”, informa Aterje.

Recém-nascidos

- Publicidade -

Ainda sobre a cor dos olhos, uma fato curioso: você já reparou que os recém-nascidos não têm ainda uma pigmentação definitiva na íris? O dr. Carlos Aterje também explica: isso acontece porque a cor da íris depende da produção de melanina, pigmento que não está presente nos primeiros meses de vida.

Segundo Aterje, os fatores que determinam a cor dos olhos são genéticos, mas a pigmentação ocorre principalmente após o nascimento. “A cor definitiva acontece em torno de dez meses a um ano de idade. A pigmentação de melanina pode escurecer olhos que antes eram azulados, esverdeados ou acinzentados”.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!