Se engana quem pensa que é o humor que vende. Na verdade, o que as pessoas buscam são emoções. O humor é um ingrediente importante para marcas e campanhas publicitárias, mas as emoções são infalíveis.
Para que uma campanha publicitária gere impacto e, consequentemente, gere vendas, é preciso que o seu público tenha empatia com a marca. O humor fará que com que as pessoas compartilhem sua mensagem. A emoção fará com que elas comprem.
Isso porque gerar emoção implica em agregar valores para a marca e para as pessoas que consomem seus produtos. Por exemplo, uma marca que invista em uma campanha que dê a ideia de respeito ao próximo terá como seu cliente potencial pessoas que busquem o respeito ao próximo e que queiram transmitir esse valor.
A emoção gera empatia com a marca e essa é a melhor maneira de fazer com que sua ideia, além de difundida, te traga resultados.
*Adinan Nogueira é publicitário, formado pela FAAP, mestre e professor universitário, diretor da Agência Cervantes e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal.