Charanga dos Artistas se moderniza e terá concurso do Bufão

Divirta-se

 

Concurso da Charanga dos Artistas trará a figura carnavalesca do bufão (foto divulgação)

A Charanga do Artistas 2023 está prometendo muitas novidades para este carnaval em Poços. Os integrantes estariam comemorando 22 anos de atividades na Charanga se não fosse a pandemia, que os impediu de se apresentar em 2021 e 2022. Porém, segundo eles, a volta está sendo com força total. Para começar, o concurso Baranga da Charanga vai mudar de nome e de características. Passa a se chamar “Bufão da Charanga”.

“Durante as reuniões desse ano tomamos decisões importantes para o projeto, o mundo tem mudado e devemos evoluir. Há muito tempo que se discute o cuidado com o que levamos para o público, o artista, além de ser um agente da diversão, é um ser político. A primeira decisão que tomamos foi a exclusão de temas e músicas que induzem ao racismo, machismo e opressão a minorias. O concurso Baranga da Charanga, que durante anos serviu de diversão, esse ano recebe um novo nome e exclui-se essa forma depreciativa”, pontuam eles.

Para Gabriel Solanno, é importante essa mudança. “Eu acho muito importante e válido a retirada do concurso, pois já não é mais bem visto tratar certas coisas como piada. A Baranga da Charanga foi criada com um intuito de divertir o público, mas hoje vemos que não se encaixa mais nos nossos princípios. Fazer chacota com minorias, etnias, raça, sexualidade já não é mais uma coisa que cabe na nossa sociedade”.

Dema Mello, um dos fundadores da Charanga, baranga é muito pejorativo, pois teoricamente se refere a mulheres feias e vulgares. “Nunca foi a nossa intenção, utilizávamos o nome porque rimava com Charanga. Por isso vamos utilizar a palavra correta que deriva do teatro antigo. Assim sendo, o bufão ou a bufão não possuem sexo e é uma das figuras mais tradicionais do teatro, também uma forma de resgatar a tradição”.

Refletindo sobre essas questões, a Charanga resolveu transformar o concurso no personagem tão característico do carnaval desde a Idade Média: o bufão. A figura do bufão, tão cara às manifestações carnavalescas é, de fato, um ente que se situava entre a vida e a arte. Degradando, parodiando, troçando, questionava os valores morais da sociedade.

“A gente vem de uma transformação na sociedade, em busca da diversão sadia, da exclusão do escarnio em forma de piada, é importante a gente se colocar no lugar do outro. Quando se digita baranga nas buscas por imagem na internet o primeiro rosto que aparece é de Lizzie Velásquez, que desde sua infância, passando pela adolescência, foi vítima de muitas situações degradantes e críticas excessivas devido a sua aparência, que está fora do padrão estético requerido por grande parte da sociedade. Em 2006, quando Velásquez tinha apenas 17 anos de idade, um vídeo com sua imagem foi postado no Youtube. O apelido que ela ganhou foi a mulher mais feia do mundo”, explica Clisthenis Betti, o responsável pelo novo nome da atração.

Ao trazer o bufão para a festa, os integrantes da Charanga concluem que só têm a ganhar. “Também teremos o espaço para a tecnologia, vamos levar a Charanga para dentro dos celulares, as pessoas poderão tirar fotos, criar vídeos e assim a Charanga avança pelas redes sociais”, complementa ele.

Homenagens

Esse ano a Charanga vai ter oito bonecos, cinco que estiveram na edição especial do aniversário de Poços de Caldas (Joaquim José da Cruz, mestre Moçambique, falecido em 2021, seu Pedro Caiapó – Pedro Antônio Ramos, chefe do Grupo de caiapós do São José, falecido em 2013, seu Luiz Siqueira –  Luiz Siqueira, rei Congo, falecido em 2019, e dona Orlanda da Conceição, mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura e capitã do Terno de Congo Santa Bárbara e São Gerônimo, que, aos 95 anos recém-completados vai poder prestigiar a homenagem.

As homenagens se estendem também ao mito da fundação de Poços de Caldas, que fica em torno de Pedro Botelho, que morava nas águas sulfurosas da Thermas Antônio Carlos e da fonte Pedro Botelho, a Leãozinho.

Betti, que é responsável pela pesquisa histórica dos homenageados, especialmente dos bonecos, destaca ainda que a Charanga terá Aldir Blanc, nome entre os maiores da Música Popular Brasileira, Ramón Valdez, o eterno seu Madruga do programa Chaves, que esse ano completaria 100 anos.

“Também inaugurando a nova brincadeira da Charanga, teremos o boneco do primeiro Bufão, inspirado em personagem de Dema Mello, a drag caricata Artemizia Vulgaris. O concurso do Bufão da Charanga promete ser tão divertido ou mais que o anterior e será no domingo de carnaval, evento em que o público vai eleger o personagem mais engraçado do evento”.