Os alunos da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV) tiveram uma experiência diferente na semana passada. O Zoo das Aves foi até a escola na quarta-feira (3) para promover um dia especial de educação ambiental.
A bióloga do zooparque, Priscila Rennó, passava as aves empalhadas para que os alunos pudessem tocá-las e, no fone de ouvido, ouvir seus respectivos cantos. Com informações sobre cada espécie, eles sentiam as penas, as texturas e características das aves.
“Eles puderam conhecer sobre as aves, tamanho, bico, pata, aspectos de cada espécie, ovos, importância de cada forma e textura, além de ouvir os sons de cada uma. Todos devem ter direito à educação, e nesse encontro foi mostrado que isso é possível”, conta a bióloga.
Segundo a diretora técnica do Zoo das Aves, Letícia Carvalho Dias, esse é um privilégio, porque os visitantes do parque não podem tocar nas aves, além de nem sempre terem oportunidade de ouvir estes sons. “Hoje nós viemos aqui pra apresentar um pouquinho da experiência zoo das aves, mas um pouco mais personalizada”, comenta.
Depoimentos
Para os atendidos pela AADV, a experiência foi única. “Eu achei muito maravilhoso. Eu achei bonito o marreco, muito interessante, porque eu nunca tinha tido a oportunidade de ver um bichinho desse. Pra mim foi um evento maravilhoso, uma coisa muito bonita que eu nunca tinha visto na minha vida. Eu agradeço de coração o que vocês fizeram por nós hoje, porque nem todo mundo faz isso pela gente. A gente não precisa enxergar com o olho, a gente enxerga com o coração”, relata Roberto Gonçalves Ricardo.
Giovana da Silva também falou sobre seu momento favorito da atividade: “eu gostei mais de ouvir o cuiú-cuiú”.
O Zoo das Aves fica na rua Antônio Bortolan, 910, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 35 3714-4566.