Publicidade
Dupla Giovane e Denilson se apresenta no Unacon.
Dupla Giovane e Denilson se apresenta no Unacon.

Ao som da dupla Giovane e Denilson, os pacientes da Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) iniciaram a manhã desta quarta-feira (11) celebrando o Novembro Azul. O evento visa alertar para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Publicidade

Além da apresentação dos músicos, que envolveu o público com canções sertanejas de sucesso, foram sorteados brindes aos homens presentes. Para a psicóloga Milena Rossi, organizadora do evento, diversos fatores ainda hoje levam os homens a não cuidar da saúde. “Existe a ideia que o homem tem um papel social de trabalhador. Então estar fora do trabalho pra ir ao médico muitas vezes não é aceito por eles. Sem contar o temor ao exame, maneira principal da detecção precoce do câncer de próstata, que é o toque retal”, explica.

Entre os pacientes da unidade, José Sebastião Filho, de 63 anos, conta com muita alegria que venceu o câncer de próstata, diagnosticado em 2007. “No começo, eu senti que estava morrendo. Mas hoje não, graças a Deus vivi de novo!”. Para ele, a iniciativa da Unacon é muito importante. “Antigamente a gente não se cuidava, não se importava e o preconceito era muito grande. Mas com o tempo vimos como isso é perigoso.”

José ainda aconselha quem ainda hesita em fazer o exame. “A pessoa que tiver vergonha, jogue de lado, porque não tem nada a ver. Seu eu soubesse disso antes, teria feito o exame uns 30 anos antes”, completa.

A dupla Giovane e Denilson se apresentou sem cobrar cachê, assim como no Novembro Azul do ano passado. “As pessoas geralmente vem aqui em um momento muito difícil. Por isso, é um prazer trazer alegria a elas por meio da música”, relata Giovane.

A programação do evento Novembro Azul continua. Neste sábado (14), será realizada uma panfletagem em frente ao Banco Itaú da Rua Assis Figueiredo, das 13h às 17h, onde a população poderá se informar sobre o câncer de próstata.