Publicidade
Brasil está entre os 20 países com mais mortes pela doença por milhão de habitantes (foto divulgação)

A covid-19 ainda é uma emergência de saúde global. Isso foi o que declarou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, destacou que a pandemia de covid, que teve início há pouco mais de três anos, foi a mais letal em gerações causando cerca de 15 milhões de mortes em todo o mundo.

Publicidade

Adhanom explicou que os casos estão caindo, mas há registros de alta em alguns locais. Por isso, é preciso manter os protocolos de controle da doença.

“Não há dúvida de que estamos em uma situação melhor do que a de um ano atrás, com a chegada da Ômicron. Mas, desde o início de dezembro, há registros do aumento de mortes. Não podemos controlar o vírus, mas podemos assistir melhor a população mais vulnerável e dar suporte ao sistema de saúde”, afirmou.

Tedros Adhanom destacou que medidas como vacinação em massa, maior número de testagens, uso de antivirais e o combate à desinformação são estratégias para manter a situação sob controle.

O Brasil está entre os 20 países com mais mortes pela doença, por milhão de habitantes. Seiscentas mil e oitenta e sete pessoas perderam a vida. A lista é liderada pelo Peru, seguido por Bulgária, Bósnia e Herzegovina e Hungria. Os Estados Unidos lideram em número absoluto de mortes, com mais de 1,1 milhão de óbitos. (Fonte: Radioagência Nacional)