Publicidade

A atuação de cães de faro no trabalho policial tem sido uma ferramenta importante para apreensão de drogas e armas. Somente entre janeiro e maio deste ano, a equipe Ronda Ostensivas com Cães (Rocca) de Poços de Caldas tirou de circulação mais de 15 quilos de drogas e sete armas, em 49 ocorrências.

Publicidade

O reconhecimento do trabalho realizado com cães foi tema de artigo divulgado pela Polícia Militar de Poços de Caldas nesta quinta-feira (18). Atualmente, a 129ª Companhia conta com três animais, uma em cada estágio da carreira policial. O pastor alemão Tank está com oito anos e quase se aposentando, devido à baixa produtividade. Agora, ele aguarda o processo de adoção. Athena, uma pastor belga malinois, está com cinco anos e no auge do serviço operacional. O caçula Ragnar, ainda filhote, está em Belo Horizonte em processo de adestramento. O adestramento dos cães é direcionado à busca de pessoas desaparecidas, captura de foragidos, detecção de drogas, controle de rebeliões e outras ocorrências.

Tank, Athena e Ragnar são os cães de faro de Poços

De janeiro a maio, o trio colaborou na prisão de 89 suspeitos e apreensão de 823 buchas, 55 tabletes e 11 barras de maconha, com peso total de 11 quilos, 2120 pedras, 14 pedras brutas e uma barra de crack de aproximadamente um quilo, 384 pinos/papelotes, dez porções e uma barra de cocaína de 500 gramas, 46 buchas e cinco tabletes de haxixe com peso total de três quilos, 298 comprimidos de drogas sintéticas (ecstasy e LSD) e sete armas de fogo.