Publicidade

Três pessoas de Poços de Caldas foram vítimas de estelionato em dois casos recentes de golpes aplicados pela internet. O primeiro caso é de um corretor de imóveis que comprou uma televisão em um site falso e o segundo trata-se de um operador de produção que teve o WhatsApp clonado.

Publicidade

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 17h de terça-feira (28). O corretor disse que no dia 23 acessou um link promocional no Facebook, que o direcionou para um site que imitava uma grande rede nacional de lojas. Sem perceber o crime, ele comprou compra de uma televisão no valor de R$ 699,90.

Após o pagamento a vítima recebeu um e-mail com o número do pedido e a informação de que o produto seria entregue em cinco dias. Após o prazo estipulado para a entrega e o não recebimento da mercadoria a vítima entrou em contato com o SAC da empresa, que informou não constar em seu sistema nenhuma compra e que ele possivelmente teria caído em um golpe, através de um site falso.

Já o operador de produção procurou a Polícia Militar às 18h40 do mesmo dia. Ele contou que anunciou um produto no site OLX para venda e recebeu uma ligação de um suposto funcionário do site, que pediu a confirmação de alguns dados do anúncio e também de um código que foi enviado ao celular da vítima.

Mais tarde, o operador descobriu que caiu em um golpe. Um amigo, de 51 anos, coordenador de produção, relatou que recebeu uma mensagem da vítima dizendo que estava com dificuldade em realizar uma transferência e se ele não poderia realizá-la, sendo que pagaria o valor no dia seguinte. O amigo transferiu R$ 1,5 mil para a conta solicitada.

Só mais tarde as vítimas descobriram que a mensagem do WhatsApp era falsa e que o aplicativo havia sido clonado.