Publicidade
Barbearia levou equipe para a Adefip (fotos: João Araújo/Poços Já)

A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) realizou, nesta quarta-feira (7), um evento em celebração não somente ao Dia dos Pais, mas ao Mês da Família. A ação contou com apoio da Barbearia Moderna e da dupla Ana Paula e Marquinho, que comandou o som.

Publicidade

Este é o segundo ano em que a equipe da Barbearia Moderna se dispõe a colaborar no evento da Adefip. O barbeiro Rodrigo Emanuel levou mais dois profissionais para ajudarem no corte de cabelo dos atendidos pela instituição e suas famílias. “Atendi um menino cadeirante e ele me deu um beijo e um abraço. Meu Deus do céu, não tem dinheiro que pague esse carinho”, comenta Rodrigo.

Caetano frequenta Adefip desde os cinco meses

O menino ao qual o barbeiro se refere é o Caetano, de cinco anos. A mãe, Taíssa Neves, conta que a criança frequenta a Adefip desde os cinco meses, por ter sofrido AVC intraútero. Para ela, momentos como esse são especiais. “As crianças são extremamente carinhosas e não têm eventos assim em qualquer lugar. É muito importante participar de tudo isso”, diz.

Taíssa ainda tem outro filho, de nove anos. O marido e pai das crianças também marcou presença no evento. Ela conta que o trabalho da associação proporcionou muitos benefícios à família. “A Adefip faz total diferença na vida dele, na melhora de qualidade de vida, e na nossa também. Preparam o psicológico da mãe desde o começo e tornam isso mais fácil. Dão total apoio terapêutico, o Caetano teve vários avanços. Várias coisas que não seriam possíveis na vida dele a Adefip tornou possíveis”.

Dupla Ana Paula e Marquinho animou a festa

Quem não quis cortar cabelo ainda pôde aproveitar a música ao vivo, a pipoca, o guaraná e a socialização em si. O clima festivo e a promoção da autoestima também são terapêuticos, como explica a coordenadora técnica da Adefip, Larisse Junqueira Mendes de Carvalho. “A ação terapêutica não se estende só ao atendido, mas para quem está no seu entorno. Essas ações são muito importantes também para que as famílias estejam mais próximas”.

Atualmente, a Adefip atende 256 pacientes e realiza mais de cinco mil atendimentos por mês. A equipe trabalha nos centros de Reabilitação Multidisciplinar, Inclusão Escolar, Capacitação Profissional e Desenvolvimento de Potenciais.