O departamento de compras da Alcoa realizou uma doação para a Santa Casa na última sexta-feira (26). Foram doados copos, café, açúcar, achocolatados e bolachas, que serão utilizados na Unacon e em outras alas da entidade. Entrando em contato com o setor de captação do hospital para saber as necessidades, a turma da Alcoa ainda doou quatro medidores de pressão para a Hemodiálise.
Além dos 50 colaboradores da empresa, a ação teve a colaboração de amigos e familiares dos funcionários. “Tivemos essa iniciativa de arrecadar alimentos e copos plásticos para Santa Casa, em uma ação que une o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Sabíamos que recentemente a Santa Casa tinha recebido uma doação grande de bolachas, aí resolvemos entrar em contato com o Lucas Della Testa, do setor de captação do hospital, para perguntar o que mais estava precisando. Ele me passou que precisavam de medidores de pressão e, como a gente também arrecadou dinheiro, compramos quatro para serem doados para a Hemodiálise”, explica Julia Guidorizzi, que trabalha na Alcoa.
A enfermeira responsável técnica pela hemodiálise, Josimara Marques Ferreira, conta que a doação dos medidores veio em ótima hora. “A necessidade desse equipamento no setor é muito grande. Quem faz a hemodiálise, durante as quatro horas de sessão, corre risco de ter hipotensão. Por isso, a cada 30 minutos precisamos verificar a pressão do paciente. Temos alguns aparelhos, mas estava faltando”, revela a enfermeira, que conta ainda que setor tem algumas necessidades específicas.
“Precisamos de mais aparelhos de pressão, porque o ideal seria que cada máquina tivesse seu aparelho. Temos necessidade também de uma televisão, para deixar na recepção passando orientações para os familiares e pacientes. Também estamos procurando parceria para trocar os carrinhos de punção. São várias necessidades que nós temos e com a colaboração das pessoas se torna mais fácil supri-las”, explica Josimara.
O superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun, destaca que essa doação é de grande valia. “São produtos que serão utilizados pelos pacientes da Unacon e de toda a Santa Casa, já que a Unacon é o ambulatório e todos os procedimentos com os pacientes, que precisem fazer a quimioterapia, cirurgia, exames de imagem, radiologia, tomografia, ultrassonografia, raio x, são feitos dentro da Santa Casa. A Unacon é o ambulatório onde depois todos os pacientes que necessitam são encaminhados para a Santa Casa. Inclusive, todas as cirurgias são realizadas dentro da Santa Casa”, explica Dr. Azér.
“Todas as doações são muito bem-vindas e essa é uma delas. Além de alimentos, que no dia a dia são utilizados, fico muito feliz com a doação dos aparelhos de pressão. Eles serão usados na Hemodiálise, que é um setor de grande necessidade, e vão trazer benefícios não só a quem trabalha no setor, mas também para os usuários”, completa Dr. Azér.
Fonte: assessoria de comunicação da Santa Casa Poços de Caldas