Com intenção de proporcionar saúde e bem-estar, a Santa Casa de Poços está disponibilizando ginástica laboral para todos seus funcionários. Uma vez por semana, a responsável técnica da equipe de fisioterapia do hospital, acompanhada por uma aluna do 7º período do curso de fisioterapia da PUC, passa em cada uma das alas para levar momentos de saúde e relaxamento.
A ginástica laboral é composta por uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante o expediente, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.Ela se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores.
“O objetivo é a melhoria da qualidade de vida dos funcionários, trabalhando o alongamento, a ergonomia, tentando evitar dores, soltando a musculatura e articulação e trazendo relaxamento durante a jornada de trabalho”, explica a responsável técnica pela equipe de fisioterapia da Santa Casa, Mariliza Castilho Manzoni.
Marcela Cristina dos Reis é aluna de fisioterapia da PUC, está ajudando no projeto e destaca a importância desse tipo de iniciativa. “O objetivo é trazer qualidade de vida para o funcionário, já que ele fica extremamente preso na profissão e a ginástica traz um momento para extravasar um pouquinho a tensão. A intenção é sempre trazer coisas dinâmicas e divertidas para cuidar do corpo e da cabeça, melhorando a interação entre os setores”, salienta Marcela.
Busca por excelência
O superintendente da Santa Casa, Azér Zenun, lembra que a ginástica laboral leva benefícios para seus funcionários e, automaticamente, para os pacientes.
“Nós temos uma preocupação, pois o hospital tem um movimento muito grande, são 162 leitos, com uma rotatividade muito grandes de pacientes, na cirurgia, na oncologia, na ortopedia… Enfim, é um trabalho estressante e para que nós possamos dar uma qualidade melhor dentro do trabalho, nós implantamos essa ginástica laboral, que é uma ginástica que melhora as condições físicas e ao mesmo tempo serve como terapia e conforto para os funcionários. Dessa forma eles podem, cada vez mais, dar um pouco de si para aquelas pessoas que usam o hospital”, afirma Azér.
Estefânia Aparecida Marques, funcionária da Santa Casa, ficou feliz com a iniciativa. “Achei muito funcional. Espero que continue para todos os funcionários, pois relaxa e faz bem para saúde. Eu estou um pouco parada com as atividades físicas e essa ginástica laboral, ainda que uma vez por semana, está me ajudando a sair do sedentarismo. Com certeza foi uma ótima iniciativa”, confirma Estefânia.
*Fonte: Assessoria de comunicação da Santa Casa Poços de Caldas