Na manhã da última quinta-feira (29), representantes de grandes construtoras de Poços se reuniram, na sede da Solve Consultoria, para unir forças e realizar um ato de solidariedade. Eles vão juntar esforços para viabilizar a reforma de cinco suítes da Santa Casa de Poços de Caldas, que estão inativas há mais de cinco anos.
A reunião foi uma iniciativa das voluntárias Luciana Marinoni e Carol Cagnani que, ao lado do superintendente da Santa Casa de Poços, Azer Elias Zenun, apresentaram para os empresários da construção civil um projeto completo, arquitetônico e orçamentário, para transformar o espaço em seis suítes, com 12 leitos, que serão disponibilizadas para pacientes particulares e de convênios e terão toda a renda revertida para ajudar na manutenção da entidade, que passa por problemas financeiros.
Estiveram presentes na reunião Gustavo Coeti e Lucas Assis, da Pollo Engenharia; José Eudes, da Euca Construtora; Ronaldo Garcia, da Macro Construtora; Ércules Tassinari, da Tassinari Arquitetura e Engenharia; Gustavo Pellegrinelli Rizzi e João Guilherme Franco Filho, da Elos Construtora; Rozana Bertozzi, da Nexo Construtora; Cláudio Antônio da Silva, da Case Engenharia; Gustavo Bonafé,da Maní Educação; Marcos de Carvalho Dias, da Cadap; Natalia Mariano de Almeida, arquiteta da Santa Casa; José Leite de Morais, do conselho da Santa Casa e Célia Maria de Souza, provedora da Santa Casa. Na abertura da reunião foi disponibilizado um café da manhã oferecido pelo Âncora Coffee House.
Um dos presentes foi Ércules Tassinari, da Tassinari Arquitetura e Engenharia. Ele considerou a conversa proveitosa, dando as diretrizes do que deverá ser feito para que o projeto saia do papel.
“Ficou definido que as construtoras, em um pacote só, irão trabalhar em conjunto para angariar doações para a reconstrução dos leitos das suítes da Ala D da Santa Casa. Então, todas as construtoras farão um mutirão para que, em uma relação de materiais a serem entregues pela Santa Casa, a gente faça contato com os fornecedores para que possa haver uma doação desses materiais, que serão necessários para a execução das obras”, explica Tassinari.
O vereador Gustavo Bonafé (PSDB) esteve presente como consultor da Maní Educação. Ele aproveitou a reunião para entender qual é a demanda da Santa Casa, uma instituição que, segundo ele, tem muitos desafios e necessita de uma articulação estratégica de vários atores da sociedade.
“Eu vim entender esse diagnóstico, entender as demandas e saber como posso contribuir. Acho que meu papel vai ser muito de buscar outros parceiros que possam somar a essa demanda e também ajudar na coordenação de muitas ações, principalmente no que tange a parte de planejamento e a parte de comunicação, que são áreas que eu tenho afinidade”, explica Bonafé, que sabe a importância da Santa Casa, não só para Poços de Caldas, mas também para várias outras cidades da região.
“A Santa Casa de Poços é uma organização que precisa buscar sustentabilidade financeira e saúde organizacional e são iniciativas como essa que ajudam a alcançar isso. Além disso, ajuda a buscar pessoas que sabem dessa importância e que podem, de alguma maneira, agir efetivamente para mudar o cenário e devolver a Santa Casa todo o prestígio e a credibilidade que ela merece”, afirma Bonafé.
Vitória da Santa Casa e da sociedade poços-caldense
Para o superintendente da entidade, Azer Elias Zenun, a reforma das suítes é uma obra de suma importância, de grande valia para toda a sociedade, para a Santa Casa e principalmente para os usuários do hospital.
“Em primeiro lugar quero agradecer a Luciana Marinoni e a Carol Cagnani por esse trabalho voluntário que conseguiu reunir a maioria dos empresários da construção civil na busca de uma solução para a reconstrução das suítes da Santa Casa. Teremos não só um ganho para o hospital em termos de leito, como poderemos oferecer uma hotelaria em melhores condições para pacientes particulares e pacientes de convênio”, comemora Azer.
Idealizadora do encontro, através da Aviya Eventos, Luciana Marinoni tem contribuído como voluntária da Santa Casa desde setembro do ano passado, realizando diversas ações.
“Quando o Dr. Alberto Volponi, diretor técnico do hospital, nos chamou para contribuir nas ações da Santa Casa, ele disse que tudo que nós tivéssemos condições de apoiar seria bem vindo. Entendemos que a Santa Casa é um patrimônio da cidade e ela precisa continuar existindo. Por isso, já realizamos uma série de ações, que foram a Guerra de Bexiga D’Água, Natal Santa Casa, Concerto de Ano Novo, trazendo a população para perto da Santa Casa”, conta Luciana que, conversando com o Dr. Nimio Balbuena, teve a ideia da revitalização das suítes.
“É um projeto que já existia, precisavam dessa reforma a muito tempo, mas teriam que contar com recursos do governo, ou alguma verba de financiamentos. A forma que encontramos para viabilizar sem precisar desse recurso foi trazer as construtoras para que elas formassem um grupo de apoio a Santa Casa e conseguissem realizar essa revitalização. Dentro do que foi apresentado, todos entenderam e concordaram que deve ser feita a revitalização em prol da cidade, afinal, a Santa Casa é de todos nós.”, conclui Luciana.
Fonte: assessoria de imprensa da Aviya Assessoria & Eventos