Publicidade
Projeto é um esforço conjunto de diversas secretarias, de acordo com vice-prefeito (foto: Tatiana Espósito/Poços Já)

Com o objetivo de otimizar e agilizar serviços burocráticos, a prefeitura de Poços de Caldas criou o Poços Fácil Empresa, um local específico para centralização de documentos e unificação de atendimentos. Já em fase de conclusão, a previsão é que o sistema esteja disponível ainda no primeiro semestre deste ano.

Publicidade

Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Flávio Faria, a ideia é que em um só lugar empresários, contadores e contabilistas tenham acesso mais fácil e ágil a serviços referentes à abertura, alteração e fechamento de empresas no município. Por meio do Poços Fácil será possível atender às necessidades desse público de maneira mais eficiente, diminuindo o tempo de todo o processo.

O projeto surgiu após estudos de uma comissão, nomeada pelo prefeito, formada por servidores que atuam nas diversas secretarias municipais. O grupo fez um diagnóstico, apontou as necessidades e apresentou uma proposta para que se criasse um sistema de desburocratização dos serviços prestados ao cidadão.

“Todas as secretarias têm um papel importante nesse processo. Com o Poços Fácil Empresa, o cidadão, ao invés de ficar procurando os diversos setores da prefeitura pra abrir sua empresa, vai  chegar ali e sair com a situação resolvida, é o que queremos. Então é um trabalho que vai reduzir  drasticamente o tempo para abertura das empresas, vai dar mais eficiência, mais rapidez,  as secretarias vão falar entre si, e com isso nós teremos um serviço que será, sem dúvida, um fomentador da abertura de empresas e  um fomentador de apoio ao setor empresarial do nosso município”, destaca Faria .

Atualmente, o prazo para abertura de empresa, por exemplo, leva cerca de 100 dias. Com o Poços Fácil, a intenção é reduzir esse processo para 20 dias. “Nós queremos reduzir o prazo para que se tenha o alvará definitivo. A  ideia seria passar para 20 dias, para ter tudo sacramentado nesse período, abrindo a empresa certinho e acabar com a demora, com a história do cidadão passar por várias secretarias e no final ainda correr o risco de ter algo pendente”, salienta o vice-prefeito.

Após a efetivação do Poços Fácil Empresa, voltado para pessoas jurídicas,  a prefeitura pretende implementar o Poços Fácil Cidadão, onde o poços-caldense também poderá procurar serviços e soluções para suas necessidades em um só lugar.