Publicidade
Haverá horário estendido em todas as unidades de saúde e o Dia D no sábado, dia 19
Haverá horário estendido em todas as unidades de saúde e o Dia D no sábado, dia 19

A Secretaria Municipal de Saúde organizou diversas ações a serem desenvolvidas no mês de outubro para promoção da saúde da mulher e prevenção dos cânceres de mama e colo do útero. Para informar às mulheres estas ações, haverá um pedágio nesta sexta, 11, na esquina da rua Assis Figueiredo com Prefeito Chagas, no horário de 13h às 17h. Serão distribuídos panfletos informativos sobre horário extra das unidades de saúde e também o dia D, que acontece no dia 19, com unidades abertas em todas as regiões da cidade. O pedágio vai contar com participação especial do grupo ‘Maracatu Congo de Ouro’.

Publicidade

Neste mês de outubro, as unidades de saúde estarão voltadas para realização do exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) e exame clínico das mamas, além de agendamento de mamografias. Para lembrar a data, o Cristo Redentor, no alto da Serra de São Domingos, já está em  tom de rosa e o site da Prefeitura também estampa as cores da campanha.

O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual, para  o exame preventivo (papanicolau), que deve ser feito uma vez ao ano. Mulheres com 40 anos ou mais devem ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente e realizar mamografia uma vez ao ano. Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia a cada dois anos.

Confira a programação do Outubro Rosa em Poços de Caldas:

-11/10/13- Panfletagem de 13h às 17h- Rua Assis Figueiredo esquina com Prefeito Chagas

–  16/10/13 –  Todas as unidades básicas de saúde  (PSF e UBS) abertas ao público em horário estendido até às 20h.

–   19/10/13 – Dia D – Unidades de saúde abertas ao público das 8h às 17h.

* Hospital da Zona Leste

* Regional Sul (bairro São Sebastião)

* UBS Centro (Rua Amazonas)

* UBS São  Jorge

 Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas