- Publicidade -
15.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

MataAedes: armadilha brasileira mata mosquito da dengue e custa R$ 25

- Publicidade -
MataAedes
MataAedes tem formato de calendário e pode ser colocado sobre os móveis (fotos: divulgação)

Um equipamento criado por cientistas brasileiros mata o mosquito transmissor da dengue e tem baixo custo: R$ 25. É o MataAedes, desenvolvido por pesquisadores da universidade Estadual do Norte Fluminense, por meio da startup Mosquitec.

Além da dengue, a armadilha também é eficiente contra a transmissão de zika, chikungunya e febre amarela urbana. Adriano Rodrigues de Paula, um dos autores da pesquisa, explica que o produto não é prejudicial ao meio ambiente.

- Publicidade -

“Não é tóxico para o meio ambiente e para os animais. A armadilha é fácil de usar. Depois de aberta, pode ser colocada em cima de um móvel e já estará matando os mosquitos adultos. A armadilha funciona por 30 dias, durante dia e noite, matando os mosquitos. E depois precisa ser trocada, mas é descartável e 100% biodegradável e, então, apresenta vantagens promissoras em relação aos produtos no mercado atualmente.

Como funciona

- Publicidade -

Desenvolvido à base de um fungo, o MataAedes atrai e mata mosquitos em até 48 horas, de acordo com o pesquisador. “O fungo é um inimigo natural de insetos, encontrado comumente nas florestas. Nossa startup isolou esse fungo, cultivou no laboratório, e fez uma formulação para ser utilizada nas nossas armadilhas, para controlar mosquitos adultos. A armadilha simula um ambiente perfeito para o mosquito se esconder e descansar. Mas os eles acabam morrendo por causa da contaminação do fungo que está dentro da armadilha.”

Adriano explica que foram mais de dez anos de testes, análises, monitoramento e controle biológico. “E os resultados são animadores. Residências que recebem armadilhas com fungo têm redução de mais ou menos 80% da população de mosquitos, comparando com as residências que não recebem armadilhas com fungo. É mais uma ferramenta para o controle dos mosquitos Aedes aegypti e pernilongo, e deve ser utilizada com outras estratégias para o controle desse vetor, como a eliminação de criadouros a colocação de telas em janelas. A diminuição da população de mosquitos, consequentemente, reduzirá os índices de dengue, zika e chikungunya.”

- Publicidade -

O estudo contou com apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro ( Faperj). A armadilha foi aplicada em mais de 200 residências, estabelecimentos comerciais e espaços públicos em Campos dos Goytacazes e Barra de São João, no noroeste fluminense.

Como adquirir

MataAedes
Startup brasileira criou o produto

O MataAedes está disponível para compra online, neste site. O produto tem formato de calendário.

A formulação do fungo é colocada dentro da armadilha e libera um odor, imperceptível para os seres humanos, mas atrativo para os mosquitos adultos. Assim, os mosquitos que estão dentro das residências vão para dentro da armadilha, encostam no fungo, ficam infectados e doentes.

Mosquitos doentes param de picar as pessoas, param de se alimentar de sangue, diminuem a produção de ovos e reduzem transmissão de dengue, zika e chikungunya. Em seguida, morrem em menos de 48h.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!