
Desde 2017, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) seleciona pessoas físicas ou jurídicas que se destacam na sociedade, em razão de sua contribuição à música caipira de raiz. Entre os premiados com esse destaque, na edição 2024, consta a Orquestra de Viola de São João da Boa Vista. O evento ocorreu dia 1º de março.
“Prestes a completar 7 anos de existência, a Orquestra de Viola se consagra com esse reconhecimento”, comemorou o integrante do grupo musical Alexandre Augusto de Morais Campos, conhecido como ‘Capitão’. “O prêmio Inezita Barroso, por trazer o nome de uma figura tão relevante na cultura caipira e nas tradições, no folclore, que se tornou popular por tantos anos como apresentadora da TV Cultura, enobrece ainda mais essa conquista”.
Orquestra
“A Orquestra de Viola integra 25 participantes nesse momento”, esclareceu Campos. Esta é a primeira indicação do grupo ao prêmio, que foi feita por meio da deputada Marina Helou (Rede). Graças a esse empenho, a orquestra de São João foi um dos 20 agraciados com o prêmio. “Havia uma lista de 36 indicações”, apontou o violeiro. Na entrega dos prêmios não houve apresentação ao vivo, mas apenas a cerimônia de entrega do prêmio pelas autoridades da Alesp.
Composta por músicos reconhecidos da cidade, como o cantor ‘Guinho’, além de muitos novos talentos, a Orquestra de Viola é dirigida pelo maestro e multi-instrumentista Luis Filipini, um dos mais consagrados professores de toda região, que formou inúmeros músicos que brilham nos palcos Brasil à fora. “Estamos ansiosos pela repercussão do prêmio em todo o Estado e até mesmo no Brasil”, concluiu Campos.
Prêmio
O Prêmio Inezita Barroso foi instituído através da Resolução Alesp 910, de 5 de julho de 2016. Ele é concedido pelo presidente da Assembleia Legislativa, mediante proposta da Comissão de Educação e Cultura, a partir de indicações feitas para aquele órgão por deputado ou deputada, sociedade civil, núcleos e instituições culturais do Estado. Em 2024, foram 20 os premiados entre orquestras de viola, duos caipiras e cantores solo.
A abrangência do prêmio é estadual, significando não apenas a honraria, mas a extensa divulgação de seus premiados, que pode resultar em convites para apresentações. A artista que nomeia a premiação, Inezita Barroso, nasceu em São Paulo, em 4 de março de 1925, foi uma das mais amadas e consagradas artistas brasileiras. A entrega do prêmio coincide com a data do aniversário dela. A entrega aos agraciados aconteceu no Plenário ‘Juscelino Kubitschek’.
(Fonte: Jornal O Município, com texto de Clóvis Vieira)