- Publicidade -
25.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Secretaria de Saúde promove passeata de mobilização contra dengue

- Publicidade -
Não deixar água acumulada é uma das maneiras de combater o Aedes (foto divulgação)

Na próxima sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde, por meio da equipe da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental e em conjunto com a Atenção Básica, realizará uma passeata de mobilização social referente às medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O objetivo da ação é mobilizar toda a comunidade, chamando a atenção para o problema envolvendo os criadouros do mosquito e fazer com que a população auxilie os profissionais de saúde no combate a este vetor. O público-alvo desta atividade é a população residente e a que visita o município.

- Publicidade -

Neste dia, a partir das 9h, os agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde passarão pelas principais ruas do centro de Poços de Caldas, como Assis Figueiredo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Francisco Salles. Durante o trajeto, levarão informações sobre medidas preventivas à população através de faixa informativa, cartazes, panfletos e carro de som para haver uma conscientização em grande escala.

Outros setores que auxiliam nos trabalhos do combate às arboviroses no município também foram convidados a prestigiar a atividade, como Secretaria de Educação, Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Obras, Secretaria de Esportes, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de bombeiros.

- Publicidade -

De acordo com o supervisor geral do Programa de Controle Vetorial Robson Rodrigues dos Santos, esta ação de mobilização social auxilia no complemento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti desenvolvidas pelos agentes ao longo de todo o ano, como visitas domiciliares, atendimento de denúncias, palestras educativas em escolas, pesquisas vetoriais especiais e controle com ultra baixo volume (fumacê). “Este tipo de atividade ajuda a população a direcionar o olhar para o problema que o município enfrenta e faz com que ela nos auxilie na eliminação dos criadouros”.

Considerando a alta incidência de dengue em outros municípios próximos a Poços de Caldas, a ação da Secretaria de Saúde contribuirá com a 6ª campanha regional de combate ao Aedes aegypti que está sendo promovida pela emissora EPTV em seus municípios de abrangência com o intuito de engajar as pessoas no enfrentamento ao vetor.

- Publicidade -

 

Medidas preventivas

As principais medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti são não deixar água parada em vasos e pratos de planta, virar de boca para baixo baldes, latas e outros materiais que favoreçam o acúmulo de água, sempre verificar calhas de chuva pra ver se não estão obstruídas, tampar corretamente as caixas d’água, telar ralos em desuso e manter piscinas devidamente tratadas com cloro próprio para esta finalidade.

Quaisquer dúvidas a respeito das medidas preventivas podem ser sanadas pelos agentes através do telefone 3697-5977.

 



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!