- Publicidade -
13.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Especialistas da Unimed dão dicas para curtir o Carnaval com saúde

- Publicidade -

O Carnaval chegou e os próximos dias serão de festa e alegria em Poços de Caldas. Porém, neste período é importante ficar atento a questões de saúde, afinal muitos foliões acabam se descuidando.

Para falar mais sobre o assunto, o Poços Já e a revista Seleções Carnavalescas procuraram a Unimed Poços. Um time de especialistas das áreas de nutrição, infectologia e ginecologia falou com a nossa reportagem.

- Publicidade -

Evite alimentos industrializados

A nutricionista Adriene Paulino dá uma dica preciosa: mantenha a alimentação saudável e equilibrada. “Alimentos industrializados, ao invés de trazerem energia para brincar o Carnaval, na verdade reduzem a energia”, informa.

- Publicidade -

Então, pode deixar de lado o fast food e garantir uma comidinha mais caseira. Isso é primordial porque os industrializados aumentam o processo inflamatório do organismo.

Nutricionista Adriene Paulino afirma que produtos industrializados são prejudiciais para os foliões

Lembre de se hidratar! Beba bastante água, sucos naturais, água de coco ou até isotônicos. Evite longos períodos de jejum e busque equilibrar ao máximo as refeições, incluindo proteínas, tubérculos e vegetais verde-escuros. Estes últimos ajudam a desintoxicar o fígado, então são grandes aliados nessas horas.

- Publicidade -

Se a ressaca te pegar, fique atento ao conselho da nutricionista: “A bebida alcoólica desidrata o organismo e aumenta o processo inflamatório. Portanto, o melhor é voltar à rotina saudável, ao consumo de legumes e verduras, além de intensificar a ingestão de água”.

Prevenção

O período de Carnaval é propício para a transmissão de muitas doenças. Por isso, o médico infectologista Mário Krugner alerta para o surgimento de sintomas gripais.

“É importante a pessoa se conhecer e se policiar. As pessoas se encontram mais, se abraçam mais, se beijam mais. Quem tiver algum sintoma de síndrome gripal deve evitar o contato”, observa o infectologista.

Médico infectologista Mário Krugner ressalta que foliões devem ficar atentos ao aparecimento de sintomas gripais

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também devem ser prevenidas. O uso de preservativo é a melhor forma de garantir a saúde, mas é importante lembrar que, além da relação sexual, muitas doenças são transmitidas através do beijo.

A médica ginecologista Eliana Camargo relata que a saliva pode transmitir agentes causadores de doenças respiratórias e gastrointestinais, assim como mononucleose, herpes, HPV, catapora, caxumba, rubéola e sífilis, entre outras.

Segundo a médica ginecologista Eliana Camargo, muitas doenças são transmitidas pelo beijo

“A melhor forma de evitar o contágio é não beijar desconhecidos ou mesmo muitas pessoas, lembrando que podem estar doentes e aparentemente saudáveis”, avisa a ginecologista.

Agora, considerando essas informações fundamentais para a saúde, é hora de ir pra rua. Bom Carnaval!

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!