Concurso Makeup Brazil abre inscrições nacionais

Geral

De 21 a 30 de setembro, aspirantes a maquiadores artísticos com ou sem experiência prévia na área podem se inscrever para a 1ª edição do Concurso Makeup Brazil, que premiará os melhores trabalhos e ainda fomentará o desenvolvimento de habilidades dos participantes, através de cursos e feedbacks com uma das maiores maquiadoras do país, Wanessa Brazil.

Idealizado com o objetivo de dar visibilidade a talentos que despontam e ainda alavancar a profissionalização de quem deseja seguir carreira na maquiagem como arte, o desafio premiará os destaques em três etapas, com inscrições abertas a brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. A idade mínima para participação é de 14 anos. A participação é gratuita. O regulamento com detalhamento de cada etapa e formulário de inscrição pode ser acessado clicando aqui.

Concurso Makeup Brazil traz a assinatura de Wanessa Brazil, vencedora do prêmio nacional Umake Challenge 2022 (foto: divulgação)

A iniciativa conta com a assinatura de Wanessa Brazil, maquiadora profissional que chegou ao TOP 3 de maquiadores artísticos do país pelo concurso internacional Face Awards, em 2018, e recentemente foi condecorada como a grande vencedora do concurso nacional Umake Challenge em 2022.

Com mais de 10 anos de experiência, a artista esbanja talento com a criatividade dos seus trabalhos, trazendo personagens à vida em suas produções, ensaios fotográficos e filmes. Tem em seu currículo mais de 20 cursos nacionais e internacionais, participação em diversos eventos do setor, tendo desenvolvido uma técnica única que combina maquiagem social e artística.

Segundo Wanessa, neste prêmio ela trará toda sua experiência para, além da divulgação de novos talentos, oferecer contribuições às suas carreiras.

“Este concurso cultural é uma ótima oportunidade para os artistas, maquiadores e não maquiadores se desenvolverem de forma competitiva através dos desafios. Utilizando de minha própria experiência em concursos nacionais e internacionais, eu quero também trazer feedbacks importantes não apenas aos que forem selecionados para as próximas etapas, mas também para o aperfeiçoamento daqueles que porventura não passarem”, informou.

Geralmente utilizada profissionalmente no cinema e teatro, a maquiagem artística vem ganhando cada vez mais espaço tanto para o público em geral, quanto para aqueles que querem seguir a arte como carreira profissional. Interessados em participar do concurso que irá premiar talentos na área devem preencher o formulário de inscrição e encaminhar uma maquiagem autoral, com tema livre, enviando fotos/vídeos dos trabalhos de acordo com os critérios do regulamento, disponível neste link.

O participante ainda deverá postar a maquiagem de inscrição no seu Instagram pessoal, seguindo criteriosamente as menções e hashtags de que tratam o regulamento.

Inscrições podem ser feitas até 30 de setembro pelo site www.wanessabrazil.com.br

“O participante tem a opção de criar uma maquiagem exclusiva para a inscrição na temática livre ou selecionar e postar uma produção autoral que acredita ter potencial de seleção. Ela pode ser feita tanto em um modelo, como em auto maquiagem, mas é importante que todos fiquem atentos às regras em relação à postagem, ao uso de photoshop e outras intervenções, que podem ser desclassificatórias”, disse Wanessa.

O júri será composto por três profissionais convidados que, ao lado de Wanessa, avaliarão os seguintes critérios:

A – Criatividade (Referente à originalidade do trabalho)
B – Técnica (O acabamento e a harmonia)
C – Complexidade (A dificuldade de execução)

A nota final de cada participante será a média da soma das notas individuais acrescida do voto popular. O resultado da primeira seletiva será divulgado no dia 04 de outubro, às 20h30, através de uma live no Instagram da maquiadora, que pode ser acompanhado através do @wanessabrazilmakeup.

Com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, o Concurso Makeup Brazil tem patrocínio do Hotel Cassino Resort, apoio da Alterea Filmes e Instituto Benetti, realização Wanessa Brazil Makeup e prêmios da Rostinho Pintado.

Desafios

Neste concurso, os competidores participarão de três etapas, sendo incluída a inscrição. Em cada uma será proposta uma temática, na qual os participantes devem produzir  maquiagens autorais diferenciadas. É liberado o uso de materiais como: massas de caracterização, algodão, látex, massa de EVA e até mesmo próteses caseiras (não profissionais), desde que o participante mostre o processo da criação e aplicação junto ao vídeo do concurso. O uso de acessórios e colagens também é liberado. Não será tolerado o uso de photoshop ou edição pesada nas imagens. O participante poderá fazer ajustes e correções básicas como contrastes, luzes e tons.

Mais informações ou dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail concurso@wanessabrazil.com.br.