Encontro de celebração do Projeto Ohùn acontece no feriado, com homenagem a Zumbi dos Palmares

Música

O Projeto Ohùn irá realizar o encontro de celebração e encerramento da sua primeira edição com apresentação dos alunos, toque de tambores e homenagem a Zumbi de Palmares. O evento acontece nesta quarta-feira (7), às 17h, na praça Nino Trindade (Praça do Zumbi do Palmares), no bairro Cascatinha.

Projeto está sendo realizado desde maio deste ano (foto: divulgação)

O projeto, que iniciou suas atividades em maio deste ano e contou com duas oficinas e um curso, abordou práticas percussivas tradicionais dos povos de terreiros, seus toques, ritmos e musicalidades, além das histórias acerca dos povos africanos e da cultura afro-brasileira e negra. Ao todo, 80 alunos participaram das atividades e tiveram contato com instrumentos tradicionais de terreiros, como agogô e atabaques, além de aprender os principais toques, como ijexá, cabula e congo, que são base da musicalidade afro-brasileira.

O projeto contou com a coordenação de Fernanda Gonçalves Lourenço e teve como professores Emerson César da Silva e Thais Stephanie da Costa, profissionais que estão diretamente ligados e atuantes nas práticas da cultura tradicional, dos povos de terreiros e da cultura afro-brasileira.

Segundo Fernanda Lourenço, “esta foi uma oportunidade que as pessoas tiveram de vivenciar a lindíssima cultura afro-brasileira, através de seus mantenedores, que são também os povos de terreiros.” Fernanda destaca também que “a celebração de encerramento é uma singela homenagem aos nossos ancestrais, que lutaram para manter viva nossas raízes e nossa história!”

O projeto Ohùn é uma iniciativa do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, comunidade tradicional de Poços de Caldas que oferece diversas atividades culturais tradicionais e que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, da Secretaria de Cultura de Poços de Caldas, através do edital de concessão de patrocínio.

Além disso, o projeto Ohùn contou com a parceria para sua execução da Moringa Produção Cultural Afrorreferenciada, do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, da Tenda de Umbanda São Miguel Arcanjo, da Ecar (Escola de Capoeira Angola Resistência) e da Acanne (Escola de Capoeira Angola Navio Negreiro).