Projeto leva cultura hip hop às escolas de Poços

Música
Projeto leva cultura do hip hop aos alunos de escolas públicas

O ‘Leve’, grupo de rap poços-caldense formado pelos Mc’s Robson Leve (Robson Américo), Dough (Douglas Souza) e Leopac (Leonardo Santos), tem realizado o projeto “Hip Hop em Cine” nas escolas municipais e estaduais de Poços.

A ação exibe o documentário “Minha rima não se limita conforme a quilometragem”, além de realizar roda de conversa com alunos, professores e artistas abordando temas como a cultura Hip Hop, empoderamento negro, conteúdo artístico produzido em Poços e a inserção de artistas no mercado do rap nacional.

O objetivo é promover a arte junto às turmas do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, trabalhando a oralidade e a linguagem do cinema como formas de aprendizado, pela perspectiva de reconhecer o jovem como sujeito de ação de sua própria história. Ao encerrar cada exibição, o grupo Leve promove ainda um pocket show na escola, levando sua música de forma gratuita aos alunos.

“É muito legal poder oferecer um pouco do que é a cultura Hip Hop para jovens que estão com o pensamento em formação, pessoas que nasceram e cresceram nos mesmos bairros que nós, mostrar alternativas, incentivar a formação e capacitação de jovens através da arte”, comenta Dough.

“Minha rima não se limita conforme a quilometragem” é um documentário curta-metragem que dá detalhes sobre a trajetória dos Mc’s poços-caldenses em show realizado em Lisboa, Portugal, em outubro de 2015. O filme tem produção de China Trindad e do próprio Leve.

Grupo Leve ainda apresenta um pocket show nas escolas

A iniciativa já passou pelas escolas Vitalina Rossi e Cleusa Lovato e em outubro promove outras duas visitas, a primeira, já realizada no IF Sul de Minas campus Poços, na última quarta (3), e nesta terça-feira (23), na Escola Municipal Presidente Washington Luís, onde dois integrantes do grupo (Dough e Robson Leve) estudaram o Ensino Fundamental. “Estudei muito tempo na escola Washington Luís, estamos ansiosos para realizar o projeto lá, vemos que é muito importante que a cultura caminhe junto com a educação, pois podemos formar pessoas mais engajadas com a nossa comunidade, trabalhar valores como respeito e ética, além de formar futuros artistas e admiradores de arte”, completa Robson Leve.

O projeto Hip Hop em Cine tem patrocínio do DME e apoio da Secretaria de Cultura de Poços de Caldas. O documentário pode ser visto acessando o canal LeveOficial  no Youtube e para conhecer mais sobre o Leve e o “Hip Hop em Cine” é só acessar as redes sociais @levemg no Instagram e facebook.com/levepocos.