A prefeitura divulgou hoje uma nota oficial informando sobre o primeiro caso de H1N1 confirmado na cidade. Outras doze pessoas estão com Síndrome Respiratória Aguda Grave e sendo acompanhadas pela secretaria de saúde.
Leia a nota na íntegra:
PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SMS)
TERCEIRA NOTA OFICIAL
Dentro de nossa proposta de transparência e com o compromisso de manter atualizadas as informações, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas tendo recebido novos resultados, cumpre o dever de informar a população que até o presente momento:
- Treze pacientes foram diagnosticados e notificados com “Síndrome Respiratória Aguda Grave” (SRAG), típica do período invernal, e todos receberam o adequado tratamento, rigorosamente dentro das normas e procedimentos indicados no “Protocolo de Tratamento de Influenza –2013”, do Ministério da Saúde.
- Foi coletado material para exame laboratorial de seis pacientes, e o referido material encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde à Fundação Ezequiel Dias, que é o laboratório de referência para os exames de H1N1.
- Até a presente data a SMS recebeu o resultado de três casos, sendo dois casos negativos para H1N1 e um caso apresentou o resultado positivo.
- De acordo com Ficha de Notificação encaminhada pelo Hospital para a Vigilância Epidemiológica, o paciente com resultado positivo para H1N1 foi imediatamente internado, recebeu todos os cuidados devidos e o tratamento adequado seguindo as estritas normas que adotamos em tais casos, reagiu favoravelmente e teve alta.
- A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas conta com o “Kit para Coleta do Exame” quando se fizer necessário, e está disponibilizando o medicamento “Fosfato de Oseltamivir” para os casos que se enquadrarem no Protocolo do Ministério da Saúde.
- As medidas previstas para o controle e tratamento da gripe no Município já foram tomadas no tempo hábil e de forma preventiva. Toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais que a integram, está plenamente apta a atender a população e não só permanece atenta como em contato direto com o Ministério da Saúde, em Brasília, dispondo de todos os meios para fazer frente às demandas do momento.
Medidas que evitam a transmissão da Influenza e outras doenças respiratórias:
• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• Higienizar as mãos apos tossir ou espirrar;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Manter os ambientes bem ventilados;
• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
• Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Poços de Caldas, 07/06/2013.