A posse dos novos conselheiros tutelares foi realizada na tarde desta quarta-feira, 22. São cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, eleitos dia cinco de maio. O mandato desta vez é de apenas dois anos, para que possa haver a eleição unificada em todo o Brasil no ano de 2015.
Sandra de Fátima dos Santos está no conselho desde 2004 e foi reeleita. Ela conta que as drogas são um dos principais problemas enfrentados em Poços de Caldas. Além disso, a exploração sexual também merece atenção. “Nós precisamos conscientizar a população de que precisa quebrar esse silêncio, para que crianças e adolescentes violados sejam atendidos e tenham seus direitos garantidos.”
O Conselho Tutelar trabalha integrado com o CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O CMDCA elabora as políticas públicas executadas pelo Conselho Tutelar. A presidente, Rozeli Custódio, participou da cerimônia e disse que a maior dificuldade é manter os menores nos quatro projetos sócio-educativos da prefeitura. “É um trabalho preventivo, com horário alternado ao escolar. Esses meninos precisam estar em algum lugar, estudando, para que não fiquem nas ruas e passem a usar drogas. “
A secretária municipal de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues, destacou a importância do Conselho trabalhar unido com a sociedade. “Que a gente possa se unir para que essa realidade seja transformada. E que o direito da criança de permanecer na sua família, na sua comunidade, seja a nossa primeira bandeira.”
Os conselheiros titulares eleitos são: Sandra de Fátima dos Santos Lapa (388 votos); Lucimara da Silva Simões (262 votos); Sidnéia Araújo da Silva (215 votos); Lúcia Helena de Lima Ribeiro (186 votos); e Ana Cláudia de Pádua Delfino (164 votos).